nsc
an

Acidente aéreo

Aeronáutica não vai investigar causas da queda de avião em Schroeder, no Norte de SC

Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos informou que equipe não irá ao local porque aeronave era experimental

01/06/2014 - 11h54

Compartilhe

Por Redação NSC
Aeronave caiu dentro de uma chácara na localidade de Bracinho, em Schroeder
Aeronave caiu dentro de uma chácara na localidade de Bracinho, em Schroeder
(Foto: )

O 5º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 5), de Canoas (RS), informou que não vai investigar a queda do avião de pequeno porte que caiu dentro de uma chácara na localidade de Bracinho, em Schroeder, na tarde de sábado.

O órgão informou que, por se tratar de uma aeronave experimental para aplicação esportiva e porque não ocorreu nenhuma morte, a ocorrência vai apenas ser registrada no banco de dados do Seripa. A aeronave é de fabricação amadora e está registrada na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em nome de Denis Luiz Lunelli. O piloto sofreu apenas escoriações e foi liberado ainda no local pelo Samu.

O agricultor de 37 anos que se feriu no acidente, Claudemir Zoz, 37 anos, continua internado no Hospital São José, de Jaraguá do Sul. Claudemir era tripulante da aeronave sofreu cortes no rosto e na testa e trincou uma costela, mas a família diz que ele já consegue falar normalmente e se movimentar.

Ainda não se sabem as causas que levaram à queda do avião, mas pessoas que estavam no local do acidente disseram que a aeronave teria decolado por volta das 14h30 e, minutos depois, uma das asas pendeu para um dos lados e o piloto tentou arremeter (procedimento em que o piloto da aeronave, durante o pouso, decide voltar a subir, como se estivesse decolando novamente), mas perdeu o controle e bateu em um dos galpões do sítio de onde havia decolado.

Em novembro do passado, um avião caiu na localidade de Ribeirão do Salto, interior de Guaramirim. Dentro da aeronave estavam o piloto e mais dois tripulantes que não se feriram, graças a um dispositivo de segurança do avião que aciona um paraquedas quando a aeronave está com risco e suaviza a queda. O avião caiu sobre coqueiros a 20 metros da casa de uma família de agricultores.

Colunistas