nsc
santa

Pandemia

Agentes visitam infectados por Covid-19 para comprovar isolamento em Blumenau

Todos os dias ao menos 40 pessoas contaminadas não atendem as ligações da central de monitoramento

28/07/2020 - 19h34 - Atualizada em: 31/07/2020 - 13h01

Compartilhe

Bianca
Por Bianca Bertoli
Servidores acompanham isolamentos remotamente
Servidores acompanham isolamentos remotamente
(Foto: )

Pessoas que estão com o coronavírus, passando pelo isolamento de 14 dias, mas que não atendem os telefonemas da central de monitoramento da prefeitura de Blumenau receberão a visita dos servidores da Saúde.

​> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

A ação começa nesta quarta-feira (29) com o objetivo de acompanhar o tratamento desses moradores que não estão respondendo aos agentes, que querem descobrir se há falhas na quarentena.

Os servidores terão crachás de identificação para abordar os indivíduos em casa e descobrir o motivo da falta de comunicação. Serão três equipes (com o auxílio de dez novos profissionais contratados tanto para o atendimento telefônico quanto para as visitas) nas ruas.

Câmara aprova multa de R$ 500 a quem desrespeitar lei do silêncio em Blumenau

Atualmente, conforme dados municipais desta terça-feira (28), há 3.057 casos ativos na cidade. Desde o início da pandemia, 8.166 já foram diagnosticados com a doença. Rotineiramente agentes entram em contato com os isolados por mensagens automáticas ou ligações. Todos os dias ao menos 40 não atendem as ligações da central. 

Aplicativo fiscaliza moradores de Blumenau que fazem teste de Covid-19

— O monitoramento é fundamental, infelizmente há casos de pessoas que simplesmente se recusam a ser monitoradas, mas sabemos que não é a maioria, por isso vamos atrás de quem, nas últimas 48 horas, não atendeu ao chamado para saber como essa pessoa está — explicou o secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck.

Bispo emérito de Blumenau articulou carta crítica ao governo Bolsonaro

Para o secretário, o serviço é importante porque identifica aqueles pacientes que por alguma razão não tinham a situação da sua saúde acompanhada e atualizada pelas ligações. Pessoas com resultado positivo para coronavírus devem ficar em isolamento por 14 dias a partir da data de sintomas.

Os demais moradores também devem permanecer isolados para evitar a transmissão do vírus. Os atestados são enviados pela internet para que ninguém necessite sair do imóvel, destacou Winnetou.

Barreiras orientativas

A prefeitura planeja reativar nos próximos dias, com o auxílio da Guarda Municipal, as barreiras sanitárias em alguns pontos da cidade. A ideia é orientar os ocupantes dos carros quanto aos cuidados necessários para prevenção ao coronavírus.

Canal de orientação

Também a partir desta quarta-feira, a central de monitoramento passa a ter uma linha de atendimento voltada para quem está em isolamento domiciliar. No telefone 3381-6588 será possível esclarecer dúvidas e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau.

Novas UTIs em Rio do Sul proporcionam alívio temporário ao Alto Vale do Itajaí

Internados em Blumenau

Ainda conforme informações da prefeitura, todos os 63 leitos para coronavírus estão ocupados nos hospitais da cidade. Dos 31 montados em uma "operação de guerra", 11 estão sendo utilizados. Há também 63 internados em enfermarias, 36% do total. 

Colunistas