nsc

    Scania

    Além da segurança: treinamentos de caminhoneiros levam mais rentabilidade às frotas nas estradas

    Capacitação dos profissionais em relação ao manuseio dos caminhões favorece também o meio ambiente com otimização do consumo de combustível

    19/12/2019 - 11h06

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    scania
    Para treinar os motoristas, a Scania criou o programa Driver Training
    (Foto: )

    A forma como um motorista conduz o caminhão não afeta somente o veículo, mas também o desempenho e resultado dos negócios. Possíveis atrasos, estragos, multas e acidentes afetam diretamente na produtividade e até na imagem da transportadora e da marca do veículo.

    Por outro lado, um motorista bem treinado terá domínio de diversas informações que servirão para prevenir situações indesejadas e favorecer a produtividade da frota. A capacitação e atualização do profissional reflete em:

    Redução de acidentes: quando o profissional sabe como agir em determinadas situações, o risco de acidentes ou imprevistos fica muito menor. Isso implica não somente no modo como ele conduz o veículo, mas também no seu tempo ocioso e fatores externos.

    • Economia: quando o motorista de caminhão sabe conduzir o veículo de maneira adequada, ele certamente terá mais domínio de atitudes simples que podem ser tomadas. Assim, é possível preservar não somente a vida útil das peças que compõem o caminhão, mas também economizar recursos que envolvem o funcionamento do veículo. Um exemplo muito prático disso é a economia de combustível.

    • Produtividade: o aumento da produtividade diz respeito não somente a percorrer mais em menos tempo, mas em como fazer isso em segurança. Um motorista de caminhão capacitado certamente seguirá o planejamento da viagem de maneira mais precisa, sem perder a segurança ou esquecer de tomar cuidado com o veículo.

    • Comportamento adequado: o comportamento adequado do motorista implicará diretamente em sua postura e no desempenho de sua atividade em geral. Fatores que podem interferir neste item são: sentar ergonomicamente correto, saber observar e tomar decisões, entre outros.

    Visando concretizar uma cultura de excelência nas estradas, a Scania criou o programa Driver Training, que é um pacote de treinamentos focado em aumentar a segurança, economia de combustível e poluição ambiental.

    Conhecendo o próprio veículo

    A especialista Tupiara Scortegagna, coach Master Driver da Scania, conta que o programa tem como principal objetivo levar conhecimento sobre as funcionalidades e particularidades dos veículos. Os caminhões chegam ao mercado cada vez mais tecnológicos e inteligentes, todas essas funcionalidades precisam ser aprendidas para que, quando colocadas em prática o transporte de cargas seja muito mais seguro, econômico e eficaz.

    — Os transportadores estão buscando capacitação diariamente para seus motoristas, devido ao avanço tecnológico. Com as informações que recebemos todos os dias através do nosso portal, os veículos Scania conectados trazem a ferramenta Fleet Management, que analisa os dados de condução de cada motorista em particular, e identifica diversos fatores na sua condução, pois oferece uma leitura completa da operação — conta Tupiara.

    Com as informações geradas através de gráficos e pontuações, tornam-se claras as possíveis melhorias no estilo da condução de cada motorista, podendo ser ajustados em cada operação.

    — Todos os indicativos gerados como negativos se dão pela falta de conhecimento do condutor e também podem ser entendidos pelo estilo de condução apressada, imposta por algumas empresas — explica.

    Rentabilidade assegurada

    Ser um condutor experiente não deve ser sua única característica a ser levada em conta quando se pensa em rentabilidade. É necessário também buscar conhecimento para enfrentar todos os tipos de situações possíveis. A diminuição de custos com manutenção preventiva e corretiva dos veículos, por exemplo, é um dos temas abordados durante o treinamento.

    — Se colocadas em prática todas as técnicas aprendidas e todos os cuidados necessários, os motoristas reduziriam os custos operacionais, evitando excesso de marcha lenta, altas rotações, excesso de frenagens bruscas e velocidades. Contribuindo para uma vida útil maior, com economia de combustível — esclarece Tupiara.

    A plataforma da Scania também tem um espaço para feedback, onde os motoristas contam como o treinamento causa efeito positivo na rodagem.

    — Através do portal recebemos feedback de cada motorista, entre muitas histórias os motoristas se destacam pelo reconhecimento de sua performance. Tornam-se referência em seu trabalho e na sua família, pois recebem gratificações, aumentando sua expectativa dos sonhos realizados — completa.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas