nsc

    Novo projeto

    Alunos de escolas de Florianópolis recebem orientações para prevenção de doenças renais

    Dicas de saúde são repassadas por equipes com profissionais de quatro áreas

    24/10/2019 - 14h10 - Atualizada em: 24/10/2019 - 14h13

    Compartilhe

    Leandro
    Por Leandro Lessa
    Quatro escolas municipais de Florianópolis fazem parte da primeira etapa do projeto
    Quatro escolas municipais de Florianópolis fazem parte da primeira etapa do projeto
    (Foto: )

    Um projeto trata de um tema muito sério de forma lúdica. A Associação dos Pacientes Renais de Santa Catarina (Apar-SC), em parceria com a Secretaria de Educação de Florianópolis, realiza uma ação chamada "Doença Renal Crônica: a prevenção começa na infância". São palestras educativas com alunos da rede municipal com idade entre 10 e 14 anos.

    Ouça as informações:

    Desde 2001, a entidade realiza várias atividades para falar sobre como cuidar da saúde e ter uma vida saudável. Porém, esta é a primeira vez que o trabalho é voltado para esta faixa etária. Quatro escolas da Capital vão ser contempladas nesta primeira etapa. Os colégios receberão o material didático, além de terem palestras com equipes compostas por profissionais de Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Serviço Social.

    Nesta etapa, o projeto vai atender cerca de 2 mil crianças, além de educadores e dos familiares que terão acesso ao material pelas crianças.

    – Nós temos hoje um grande número de pessoas que chega à insuficiência renal crônica a partir da hipertensão e da diabetes. Aproximadamente 70% dessa população está fazendo hemodiálise, dentro do nosso conjunto de pacientes nas clínicas. Por incrível que pareça, foi feita uma pergunta para os alunos sobre diabetes, e a maioria deles disse que tinha um parente com este tipo de problema. Pois eles estão levando esse material para dentro das famílias. As crianças estão muito alertas com as questões de saúde – declarou Humberto Mendes, presidente da APAR-SC.

    A primeira ação ocorreu na escola Adotiva Liberato Valentim, na Costeira do Pirajubaé. Nesta quinta-feira (24), as atividades foram levadas para a Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, na Cachoeira do Bom Jesus. Na terça-feira da próxima semana, é a vez da Escola Básica Municipal Henrique Veras, na Lagoa da Conceição. Já na quinta, dia 31, o projeto chega à Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal, em Coqueiros.

    Nesta etapa, o projeto vai atender cerca de 2 mil crianças
    Nesta etapa, o projeto vai atender cerca de 2 mil crianças
    (Foto: )

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Educação

    Colunistas