Mais de mil alunos do ensino fundamental e ensino médio da Escola Municipal Professora Anna Maria Harger puderam praticar basquete em cadeira de rodas para aprender sobre a inclusão, nesta terça-feira (20), no bairro Guanabara, em Joinville.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Alunos jogaram basquete em cadeira de rodas em Joinville
O projeto da prefeitura de Joinville, nomeado Festival Itinerante Paradesportivo, acontece desde 2022 e já atendeu mais de 11 mil crianças, com e sem deficiência. A escola foi a 25ª unidade de educação a receber o evento.
Rosicler Ravache, coordenadora do Departamento de Paradesporto da Sesporte, explica que o objetivo da ação é fazer com que os alunos aprendam sobre respeito e empatia.
Continua depois da publicidade
— Esse é o grande objetivo do projeto. É para que eles entendam que uma pessoa com deficiência também precisa ser respeitada — disse Ravache.
Durante as atividades, os alunos puderam praticar basquete em cadeira de rodas. O estudante Carlos Fagundes, de 15 anos, já havia jogado basquete, mas não enquanto estava sentado em uma cadeira de rodas. Ele conta que a experiência foi divertida e que aprendeu sobre inclusão social.
— Ao mesmo tempo que tem que pegar a bola, precisa andar com a cadeira. Achei legal, é bem diferente. Não importa se a pessoa é cadeirante, tem que sempre incluir nas brincadeiras, afinal, é um ser humano — afirma o aluno.
Para ensinar as crianças a se movimentarem nas cadeiras, os paratletas da equipe Raposas do Sul, de Joinville, Aldo Pavesi, Daniel Ribeiro e Dario Schulz, fizeram demonstrações e participaram das atividades.
Continua depois da publicidade
— Às vezes a gente peca pela falta do contato, não saber lidar com a pessoa, ficar cuidando demais, e acaba levando para um lado não muito legal. Esse contato desde cedo nas escolas mostra uma visão diferente. Essa ‘sementinha’ plantada pode fazer a diferença lá na frente — comenta o joinvilense Dario Schulz, da Seleção Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas.
Leia também
Fotos mostram como vai ser o novo “shopping” de Joinville para mais de 150 mil pessoas




