nsc
    an

    publicidade

    Educação

    Alunos protestam contra fechamento de turma na Escola Osvaldo Aranha, em Joinville

    Acompanhados pelos pais, eles se manifestaram em frente à instituição que, a partir de 2021, deverá ser totalmente usada pelo Colégio Militar

    18/11/2019 - 17h59 - Atualizada em: 18/11/2019 - 18h27

    Compartilhe

    Cláudia
    Por Cláudia Morriesen
    foto mostra adolescentes com faixa de protesto em frente a escola
    Estudantes fizeram manifestação na manhã desta segunda-feira
    (Foto: )

    Na manhã desta segunda-feira, 18, estudantes de Ensino Médio e pais de alunos realizaram uma manifestação em frente à Escola de Educação Básica Osvaldo Aranha, no bairro Glória, na zona Norte de Joinville. Eles reclamam que, para 2020, serão aceitas apenas matrículas para o 3º ano do Ensino Médio, já que não haverá mais oferta de 1º e 2º ano na instituição de ensino. Quando estes alunos concluírem o ano, em 2020, não serão mais abertas matrículas para a instituição de ensino.

    Desde 2018, a Escola Osvaldo Aranha também abriga o Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires no período vespertino, com algumas aulas de contraturno de manhã. As aulas do Ensino Médio ocorrem de manhã, com cerca de 163 alunos divididos nas duas turmas das séries finais. Os outros estudantes do bairro que terminarem o Ensino Fundamental em 2019 precisarão buscar vagas em outras escolas da região.

    Por meio de nota, a Coordenadoria Regional de Educação de Joinville informa que há vagas para matrículas em outras três escolas (confira abaixo) e que os alunos serão remanejados de acordo com o zoneamento. A nota também salienta que "o processo de transição da EEB Osvaldo Aranha para o modelo de escola militar foi amplamente divulgado e transcorre desde 2016". Os pais terão uma reunião com a Coordenadoria e a direção da escola ainda nesta segunda-feira, às 20 horas.

    Os professores da Osvaldo Aranha, no fim de 2020, terão prioridade sobre a escolha para transferência entre as unidades com vagas disponíveis no fim do próximo ano letivo, também segundo a nota da Coordenadoria Regional de Educação.

    Escola foi criada há 59 anos e era destaque na cidade

    A Escola Osvaldo Aranha foi inaugurada no bairro Glória em setembro de 1960, com o primeiro ano letivo iniciado em 1961. Na época, era apenas de Ensino Fundamental. Passou a oferecer Ensino Médio em 1984 e, em 2010, fechou as turmas de Fundamental para dedicar-se apenas ao Ensino Médio.

    Por problemas na estrutura, entre 2012 e 2014, a escola ficou interditada e os alunos tiveram aulas no prédio de uma faculdade que fica no mesmo bairro. ​Foram investidos R$ 2,7 milhões na revitalização do prédio, em uma obra que incluiu adaptações de acessibilidade, pintura geral e substituição de forro e cobertura, além de troca de instalações elétricas, pisos, aberturas e revestimentos cerâmicos e metais sanitários dos banheiros.

    Na última década, destacou-se pelas boas médias nas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) — neste último, tinha a melhor nota entre as escolas estaduais de Joinville que participaram da Prova Brasil, com média 5,3.

    Colégio Militar começou em 2018

    Em 2016, o Governo do Estado anunciou que o local seria usado como instalações do Colégio Militar. As aulas começaram em 2018 e, atualmente, o Colégio Feliciano Nunes Pires oferece aula para sétimo ano e, no ano que vem, haverá turmas de oitavo ano — com os estudantes que já estão matriculados — e serão abertas novas turmas de sexto e sétimo ano.

    Metade das vagas do Colégio Militar é destinada a filhos de policiais militares da ativa e da reserva. O restante está disponível para a comunidade. Para o ano letivo de 2020, as inscrições foram encerradas em 9 de outubro. A seleção é feita por meio de sorteios públicos, que serão realizados entre os dias 4 e 6 de novembro.

    Para as escolas da rede estadual, o período de matrículas para novos alunos nas escolas estaduais iniciou nesta segunda-feira, 18, às 9 horas, e vai até o dia 22, podendo ser realizado totalmente on-line, por meio do site matriculaonline.sed.sc.gov.br. O sistema permite identificar onde fica a escola mais próxima da residência do aluno.

    A Coordenadoria Regional de Educação informou que as seguintes escolas têm vagas para os alunos do bairro Glória e entorno:

    Eeb Arnaldo Moreira Douat

    Endereço: Rua Geny Peixer, 153, bairro Costa e Silva

    Distância da Eeb Osvaldo Aranha: 2,7 quilômetros

    Eeb Germano Timm

    Endereço: Rua Orestes Guimarães, 406, América

    Distância da Eeb Osvaldo Aranha: 3 quilômetros

    EM Bailarina Liselott Trinks

    Endereço: rua Rudolf Baumer, s/n, bairro Vila Nova

    Distância da Eeb Osvaldo Aranha: 4,2 quilômetros

    Deixe seu comentário:

    publicidade

    publicidade

    publicidade

    publicidade