Com gols no segundo tempo, o Americano bateu o Juventus por 2 a 0 e se sagrou campeão da Série A do futebol amador de São José, na tarde deste domingo, no campo do Palmeiras, no Roçado. Na primeira final de sua história, o Americano, que tinha a vantagem do empate após o primeiro jogo terminar em 1 a 1, teve mais volume de jogo que o time do bairro Ipiranga e faturou a partida em dois lances individuais do meio-campo Jacson e do atacante Leonardo, artilheiro do campeonato com oito gols. Com o resultado, a torcida do Americano invadiu o gramado para comemorar com os jogadores a conquista inédita do troféu da principal divisão do amador josefense.

Continua depois da publicidade

Com o público lotando as dependências do estádio do Palmeiras do Roçado, a final começou equilibrada, com os times estudando as melhores formas de chegar ao gol do adversário. E quem chegou primeiro com perigo foi o Juventus, quando o meio-campo Evandro fez boa jogada pela esquerda, mas ao cruzar na área não encontrou ninguém. Logo, o Americano deu o troco, com o meio campo Jacson carimbando o travessão após cobrar falta da entrada da área. Aos 41 minutos, em outra falta, dessa vez cobrada por Adriano, novamente a bola foi no travessão do Juventus.

Após o intervalo, o Americano voltou com mais volume de jogo que o Juventus. Como o empate beneficiava o time do Roçado, a equipe atacava sem se precipitar, buscando as jogadas pelos flancos, principalmente com o lateral-direito Weverton. Foi pelo lado direito do ataque, aos 23 minutos, que uma jogada aparentemente despretensiosa do meio campista Jacson resultou no primeiro gol do jogo. O camisa 10 do Americano foi cruzar na área, a bola pegou efeito e foi dormir no fundo do gol do Juventus. Com o 1 a 0, a torcida do Americano já gritava “é campeão”. Depois do jogo, o meio campo admitiu que o gol foi sem querer.

— A intenção foi cruzar, mas a bola pegou uma curva danada e caiu no gol, ainda bem — comemorava Jacson Rafael, que conquistou seu segundo título na Série A do Amador de São José — antes havia sido campeão em 2008 com o AMC.

Continua depois da publicidade

Com o placar favorável, o Americano passou a apostar nos contra-ataques, enquanto o Juventus jogava em busca de dois gols para virar o placar. Aos 33 minutos, o artilheiro da competição, Leonardo, recebeu a bola na entrada da área, tirou o marcador e chutou cruzado à meia altura, fazendo 2 a 0 para o Americano e garantindo o título para o time do Roçado.

15 caixas de cerveja e muito pão com linguiça

O treinador do Americano, Carlos Alberto Vieira, o Chocolate, que também é rei momo do carnaval josefense, foi da fúria no primeiro tempo, quando foi expulso após reclamar da arbitragem, à explosão de alegria na etapa final, depois que o árbitro apitou o final da partida. Em campo, agradecia um por um seus atletas, e deixava claro qual era sua maior preocupação antes do jogo:

— Nosso medo era a arbitragem, já que havíamos sido prejudicados no primeiro jogo. Mesmo assim, conseguimos mostrar dentro de campo que merecíamos a vitória e o título. Agora é só comemorar — disse, enquanto planejava a festa que entraria a noite de domingo adentro no bairro Roçado:

Continua depois da publicidade

— Vamos fazer pão com linguiça de tira gosto e beber as 15 caixas de cerveja que temos. Essa rapaziada merece, vamos comemorar bastante — destacou.

Do outro lado

Finalista nas três últimas edições da Série A do Amador josefense, o presidente e treinador do Juventus, Christian Luiz Souza, amargou o segundo vice-campeonato consecutivo. Ele ressaltou o equilíbrio do jogo até a metade do segundo tempo, quando o Americano abriu o placar após Jacson tentar cruzar e marcar o primeiro gol da partida. Entende que sua equipe sentiu o “baque” e não conseguiu mais buscar o placar.

— Eles fizeram o primeiro gol em um lance de sorte, e depois a equipe sentiu o baque, e não conseguimos voltar ao jogo. Mesmo assim, quero agradecer aos jogadores e dizer que o futebol é assim, um dia se ganha e em outro se perde. Mas ano que vem voltaremos mais fortes, para buscar mais uma vez o título — avisou.

Continua depois da publicidade

O presidente da Liga de São José, Orivaldo Leal, afirmou que em 2017 a Série A terá novamente 12 clubes, assim como a Série B. Já a Copa São José terá 18 clubes. A novidade, no ano que vem, pode ser a estreia da liga feminina em São José.

— Queremos ver se fizemos o futebol feminino em 2017, os clubes estão pedindo bastante por isso e faríamos os jogos no domingo pela manhã. Mas o principal para o ano que vem é sensibilizar os vereadores e a prefeita para termos em condições no próximo ano pelo menos o campo municipal do Potecas — concluiu.

Saiba tudo sobre o Futebol Amador na Grande Florianópolis