nsc
    an

    Patrimônio

    "AN" doa acervo para comunidade de Joinville

    Termo de doação foi assinado na manhã desta terça por representantes da NSC Comunicação e da Prefeitura de Joinville

    09/05/2018 - 04h35 - Atualizada em: 09/05/2018 - 10h55

    Compartilhe

    Por Redação NSC
    Mário Neves entregou a Udo Döhler um quadro com uma reprodução da primeira capa de "AN", de 24 de fevereiro de 1923
    Mário Neves entregou a Udo Döhler um quadro com uma reprodução da primeira capa de "AN", de 24 de fevereiro de 1923
    (Foto: )

    O acervo de 95 anos das edições impressas do jornal “A Notícia” foi doado ao Arquivo Histórico de Joinville na manhã de ontem. A assinatura do termo de doação contou com a presença do prefeito Udo Döhler; do secretário de Comunicação, Marco Aurélio Braga Rodrigues; do secretário de Cultura e Turismo, Raulino Esbiteskoski; do coordenador do Arquivo Histórico, Dilney Cunha; técnicos que trabalham no local; e do presidente da NSC Comunicação, Mário Neves, acompanhado de gestores da empresa.

    Leia mais notícias sobre Joinville e região

    Durante o ato simbólico realizado no gabinete do prefeito, Mário Neves entregou a Udo Döhler um quadro com uma reprodução da primeira capa de "AN", datada de 24 de fevereiro de 1923.

    — Esse arquivo agora fica à disposição de todas as pessoas, sejam de Joinville ou de outras regiões do Estado, que queiram conhecer a história da nossa cidade. Obrigado por este voto de confiança — disse o prefeito, ressaltando que a doação representa um voto de confiança depositado no governo municipal para zelar pelo material.

    O presidente da NSC Comunicação, Mário Neves, afirmou que a doação tem como objetivo proporcionar que todos os cidadãos possam ter acesso a este patrimônio histórico, que contém o registro dos principais fatos testemunhados pelo "AN" em quase um século.

    — Estamos transferindo a gestão deste patrimônio a quem mais entende do assunto. Por meio do relevante trabalho dos especialistas que atuam no Arquivo Histórico de Joinville, a comunidade terá uma visão ainda mais clara da relação entre o jornalismo de qualidade e a história — destacou Mário Neves.

    Neste momento, o acervo ficará provisoriamente em uma sala no Centro Turístico e Comercial da Expoville para ser catalogado e passar por procedimentos técnicos feitos edição por edição. O trabalho de conferência das edições, por exemplo, é realizado manualmente. Só depois desta etapa o material será levado ao local definitivo, dentro do Arquivo Histórico. A expectativa é de que a consulta ao público seja disponibilizada ainda neste ano.

    — As páginas do “AN” retratam os fatos históricos, as mudanças da sociedade e o desenvolvimento de Joinville nos últimos 95 anos — ressalta Dilney Cunha.

    O acervo será ampliado continuamente pelas futuras edições do "AN", que continuará fazendo o encadernamento periódico dos jornais e transferindo-os para o Arquivo Histórico.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas