nsc
an

Música

Ana Paula da Silva lança songbook em show gratuito nesta quinta e sexta em Joinville

O evento será no teatro do Sesc, às 20 horas e os ingressos devem ser retirados uma hora antes

21/03/2013 - 04h01 - Atualizada em: 24/07/2019 - 16h20

Compartilhe

Por Redação NSC
Capa do Songbook de Ana Paula da Silva
Capa do Songbook de Ana Paula da Silva
(Foto: )

Depois de ultrapassar as barreiras culturais e conquistar espaços em solos estrangeiros, a cantora Ana Paula da Silva aporta em terras joinvilenses, sua cidade natal, para lançar um trabalho inédito e raro na música popular brasileira.

O songbook "Crioula 2013" será lançado com duas apresentações, nesta quinta e sexta-feira, no teatro do Sesc, às 20 horas. Para a primeira noite, a cantora prepara um espetáculo informal, interagindo com o público, e reserva surpresas musicais.

No ano em que Ana Paula completa 17 anos de carreira, lançar um songbook - livro que contém transcrições musicais, nota por nota - pode ser considerado um presente para os apreciadores de música e para os fãs da cantora. O livro contém composições desde os anos 2000, que fizeram parte dos cinco álbuns produzidos e outras inéditas.

Além disso, o songbook conta com críticas nacionais e internacionais, discografia e biografia completa, fotos e depoimentos de músicos-amigos de Ana Paula.

O show de lançamento será o primeiro espetáculo de Ana Paula apenas com composições próprias.

A cantora sempre teve parceiros nas letras, mas este trabalho é direcionado para sua autoria nas composições.

- É um grande presente que recebi da Marisa (Toledo), foi muito bem elaborado e está muito bonito. Foi uma surpresa total -, evidenciou.

Neste primeiro semestre, a cantora estará dedicada ao lançamento do livro e suas composições. Em maio, embarca para uma turnê pela Europa com seu quinteto, para divulgar o quinto álbum, "Pé de Crioula" e, claro, o songbook estará incluído na bagagem. Questionada sobre o que ela almeja com a conquista do livro, a humildade é espontânea:

- Estou muito agradecida, mas ele é mais um caminho na minha vida -, afirma.

A musicista e professora Marisa Toledo foi responsável pela criação do songbook, idealizado no ano passado. Foram cerca de cinco meses ouvindo áudios, CDs e gravações da cantora e escrevendo as composições musicais, em um trabalho árduo e exigente, já que Ana não tinha sequer rabiscos das composições.

- É um trabalho tão sério e tão sólido que Ana Paula possui, e por que não grafar essas músicas, para os alunos e músicos terem este material? -, conta Marisa.

- Chorei a hora que vi o livro pronto. Ao gravar a música de uma pessoa, um trabalho, você está perpetuando-o, permitindo que outras pessoas tenham acesso no futuro e que outras possam tocar também -, avalia a professora, satisfeita com o resultado.

Marisa precisou conciliar sua rotina com a elaboração do material, entre aulas, apresentações e projetos musicais. O trabalho rendeu frutos, num livro de 60 páginas, com 22 músicas, incluindo canções com letras e peças instrumentais. Foram impressos mil exemplares.

Como o projeto foi elaborado através do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec), alguns songbooks foram doados a escolas de música e para o acervo da Biblioteca Pública Municipal Rolf Colin.

Outros foram entregue a pessoas chave do Estado, que podem ser multiplicadores do projeto, como argumenta Marisa. Além disso, o livro acompanhará Ana Paula pelas turnês nacionais e internacionais, como uma vitrine do seu trabalho.

Serviço

O Quê: Lançamento do songbook "Crioula 2013", de Ana Paula da Silva

Quando: nesta quinta e sexta-feira, às 20 horas

Onde: Teatro do Sesc Joinville, na rua Itaiópolis, 470, América

Quanto: A apresentação será gratuita, mas é preciso retirar os ingressos uma hora antes da apresentação. O livro será vendido a R$ 20

Colunistas