nsc
    santa

    Crime

    Animal é resgatado do mar após suspeita de prática de farra do boi em Bombinhas 

    Número de casos de animais utilizados para a prática criminosa aumenta nesta época do ano no estado 

    04/04/2019 - 13h48 - Atualizada em: 04/04/2019 - 13h51

    Compartilhe

    Adriano
    Por Adriano Lins
    O boi foi encontrado dentro do mar na Praia do Cardoso, no bairro Zimbros.
    (Foto: )

    Um boi foi resgatado do mar de Bombinhas na tarde desta quarta-feira. A Polícia Militar foi acionada por meio de denúncia da prática de farra do boi, na Praia do Cardoso, no bairro Zimbros.

    A Polícia Militar solicitou auxílio do Grupo de Operações e Resgate (GOR) e da Fundação do Meio Ambiente de Bombinhas (Famab), para resgatar o animal que estava no mar. O boi não apresentava ferimentos e foi levado para avaliação veterinária. Não foi encontrado nele brincos de identificação para bovinos.

    Quando os policiais chegaram ao local, nenhum suspeito da prática foi identificado. Segundo o diretor de fiscalização da Famab, Rodrigo José Rosa, o número de casos de animais utilizados para a prática criminosa aumenta nesta época do ano no Estado por conta do período da Quaresma.

    – Na semana passada tivemos um caso de um caminhão suspeito de transportar um animal para farra do boi. Ele foi interceptado e o boi foi resgatado – diz Rodrigo.

    É crime

    A farra do boi é considerada crime pela Lei de Crimes Ambientais, Lei Federal nº 9.605/98. A pena vai de três meses a um ano de detenção. Os praticantes alegam ser uma herança cultural de pescadores portugueses e, por isso, o município de Governador Celso Ramos tentou regulamentar a “brincadeira do boi” em 2007. Meses depois, o Pleno do Tribunal de Justiça de SC acatou um pedido do MP-SC e considerou a lei inconstitucional.

    Como denunciar

    Caso você presencie ou saiba de uma farra do boi, procure os seguintes canais para informar as autoridades:

    - Polícia Militar – 190

    - Polícia Civil – 181

    - Ministério Público – www.mpsc.mp.br/atendimento-ao-cidadao/denuncie

    Prefeitura de Florianópolis apoia campanha contra a farra do boi: "é tortura"

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas