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Aplicativo permite que cidadão comunique vazamentos e falta de água direto à Casan

Ferramenta foi lançada oficialmente nesta quarta-feira, 23, em Florianópolis

23/05/2018 - 12h10

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Por Redação NSC
(Foto: )

Os catarinenses têm à mão mais um serviço de comunicação e controle de consumo de água. A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) lançou oficialmente nesta quarta-feira, 23, em Florianópolis, o aplicativo Casan SC. A ferramenta permite que o usuário acompanhe o consumido mês a mês de sua residência ou empresa, tenha acesso à fatura, envie fotos e relatos de vazamentos, além de receber notificações de falta de água.

O aplicativo foi desenvolvido durante nove meses e está disponível gratuitamente desde março deste ano para usuários dos sistemas Android (Google Play) e iOS (App Store). Fabrizio Ferrari, gerente de informática da Casan, informa que a intenção é diminuir o tempo entre a reclamação e a resolução do problema comunicado pelos clientes.

— A intenção é aproximar ainda mais o cliente com a Casan, é mais um canal de comunicação e com o aplicativo o usuário tem a comodidade na palma da mão e em qualquer lugar.

Qualquer pessoa — cliente ou não da empresa — pode usar a ferramenta. Para quem faz o cadastro com o CPF ou CNPJ e o número da matricula do imóvel, o aplicativo oferece diversas funcionalidades, entre elas um canal direto com a Casan para reportar problemas. Pelo celular é possível enviar uma foto e a geolocalização (localização no mapa) de onde ocorre o vazamento de água ou esgoto, ou falta de água. No caso de solicitações para o imóvel ou rua do próprio usuário, a ordem de serviço é automaticamente aberta, sem passar por triagem. Assim que o problema é resolvido, o cliente recebe uma notificação também pelo aplicativo.

Além da parte prática, o usuário pode acompanhar o consumo de água dos meses anteriores, após a leitura do hidrômetro do imóvel. O aplicativo oferece este serviço por meio de gráficos, que permite ter maior controle e planejamento em relação ao consumo.

— Com essa ferramenta efetivamente você consegue controlar mês a mês o consumo. Ao final de um ano pode comparar os meses e saber em qual deles o consumo foi maior, e se planejar para os próximos anos — diz Ferrari.

Ele acrescenta que pelo aplicativo, os moradores não precisam mais esperar a fatura chegar, pois o código de barras é disponibilizado pelo celular para pagamento via internet.

Os usuários que não são clientes da Casan também têm a possibilidade de ver se está faltando água na sua região ou em outras cidades do estado. Além disso, o aplicativo mostra os endereços das agências, com telefone e horário de atendimento. Ele só não recebe notificações.

Segundo Ferrari, na medida em que a Casan recebe o feedback dos usuários, o aplicativo deve atualizar as funções. Atualmente a Casan recebe pelo atendimento ao cliente no 0800 643 0195, em média mil ligações por dia, com uma variação de 10% a mais no verão e a menos no inverno.

Como acessar o aplicativo:

- Baixe o Casan SC pelo Google Play (Android) e App Store (iOS);

- Faça o login com os dados solicitados:

- Para clientes: é necessário informar o CPF ou CNPJ do usuário e o número da matrícula do imóvel, informação que pode ser encontrada na própria fatura da água e esgoto.

- Para não clientes: não precisa de CPF/CNPJ nem matrícula. Porém, o acesso será restrito às telas “Aviso de falta de água”, “Agências da Casan” e “Ajuda”, que traz telefones de contato com a empresa e com a Ouvidoria.

Principais funções:

- Comunicação imediata de vazamento ou rompimento de rede;

- Usuários cadastrados podem receber avisos de falta de água na sua região e atualizações sobre o status do chamado aberto no aplicativo;

- O App pode ser personalizado de modo a filtrar os avisos de falta de água por bairro ou cidade;

- Visualização de forma gráfica e interativa das informações da fatura, como a pendência de pagamento, a quitação (sinalizada na cor verde), a data de vencimento e os valores;

- Conferir o histórico de volume fornecido, com destaque para o alto consumo. Este serviço é oferecido em forma de gráfico, com cores diferentes que indicam os quatro últimos meses para permitir a comparação de consumo;

- Gráfico com histórico anual de consumo de todos os anos desde que o imóvel recebeu ligação de água;

- Utilizar o código de barras para fazer o pagamento no seu banco;

- Localizar a agência Casan mais próxima, com mapa, telefone e horário de atendimento;

- Pelo App também é possível configurar qual a melhor maneira de receber a fatura, por e-mail ou impressa.

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