publicidade

Susto

Após 83 milímetros de chuva em 36h, Blumenau espera melhora no tempo  

Defesa Civil atendeu 42 ocorrências até as 19h desta sexta; uma família teve que deixar o imóvel  

31/05/2019 - 22h57

Compartilhe

Redação
Por Redação Santa
Queda de árvore na Rua Guilherme Probst, no bairro Salto Weissbach
(Foto: )

A chuva que caiu em Blumenau desde as 3h de quinta-feira até as 12h de sexta-feira totalizou 83 milímetros. O número representa 80% do esperado para o mês. Segundo a Defesa Civil de Blumenau, a média para maio é de 104 milímetros, mas chegou a 180 mm. A precipitação colocou autoridades e comunidade em estado de alerta diante de uma possível enchente. Um cenário que não se confirmou.

Os volumes de chuva cessaram no fim da manhã, não só na cidade, mas também no Alto Vale – que influencia a situação em toda a região. Durante a sexta-feira, Ceops e AlertaBlu trabalharam com a projeção de o nível do Rio Itajaí-Açu chegar a 7,5 metros em Blumenau, às 21h. No fim da tarde, porém, um novo boletim indicou o pico máximo para 7 metros, entre 22h e 0h, sem atingir a cota de enchente.

Deslizamentos e quedas de árvores foram as principais situações registradas. Ao todo, de acordo com a Defesa Civil, foram 42 ocorrências até as 19h. Durante a manhã de sexta, bombeiros e prefeitura se mobilizaram na remoção de uma árvore na Rua Guilherme Probst, no bairro Salto Weissbach. Uma casa foi atingida, teve parte das paredes e o telhado destruídos. Os moradores foram para a residência de parentes. Foi o único episódio em que uma família precisou deixar o imóvel. A Rua Santa Maria, em trecho próximo ao Rancho do Willy, ficou parcialmente bloqueada. Uma barreira deslizou e foi necessário acionar máquinas para a remoção do material. A pista foi liberada no início da noite.

Deslizamento na Rua Santa Maria
Deslizamento na Rua Santa Maria
(Foto: )

Mudança no tempo

Segundo o AlertaBlu, não há previsão de chuva para sábado em Blumenau. Inclusive, existe a possibilidade de aberturas de sol ao longo do dia. Para o domingo, a formação de um novo sistema de baixa pressão se forma no Paraná e deve trazer chuva às cidades do Litoral Norte e Médio Vale do Itajaí.

De acordo com a meteorologista Tatiane Martins, a chuva terá intensidade de fraca a moderada, mas não em grande volume. Conforme a projeção divulgada pelo Ceops e AlertaBlu, a previsão não preocupa.

A segunda-feira, por sua vez, começa com nebulosidade e pode ter chuva. O tempo muda ao longo do dia, com a chegada de uma massa de ar seco. Isso deixará o tempo firme e fará a temperatura cair.

Acompanhe a situação das chuvas em Santa Catarina no NSC Total

Deixe seu comentário:

publicidade