publicidade

Cotidiano
Navegue por

Meio ambiente

Após acúmulo de lixo, lojas definem novo local para depositar resíduos no Parque Vila Germânica 

Sacos de resíduos em volta de contêineres na Rua Alberto Stein foram registrados na sexta-feira e no fim de semana 

03/12/2018 - 18h17

Compartilhe

Redação
Por Redação Santa
Lixo esteve acumulado na frente da Vila Germânica na sexta-feira e no fim de semana
Lixo esteve acumulado na frente da Vila Germânica na sexta-feira e no fim de semana
(Foto: )

O acúmulo de lixo em um dos principais pontos turísticos chamou a atenção nos últimos dias em Blumenau. Fotos tiradas na sexta-feira e no fim de semana mostram vários sacos de lixo com materiais orgânicos e recicláveis despejados ao redor de dois contêineres na Rua Alberto Stein, próximo à entrada do Parque Vila Germânica, no bairro Velha.

O gerente de Resíduos Sólidos do Samae de Blumenau, João Carlos Franceschi, explica que o problema havia sido identificado na sexta-feira, quando foi feita uma reunião com um representante de lojistas da Vila Germânica.

Ele afirma que os dois contêineres – um para lixo comum e outro para recicláveis – em que o lixo foi despejado nesses últimos dias ficava próximo do cruzamento das ruas Alberto Stein e João Pessoa, mas que ele teria sido trazido para mais perto da Rua Humberto de Campos. Sobre ele teria sido colocado o lixo, onde havia desde restos de alimento até folhas e materiais recicláveis.

Depois da reunião de sexta-feira, o Samae providenciou a instalação de quatro contêineres – dois para coleta orgânica e dois para a seletiva – no interior do Parque Vila Germânica, próximo à passarela que liga ao Ginásio Galegão. A orientação para os lojistas era de que no fim de semana os resíduos já fossem acondicionados ali. Ao fim da noite, os estabelecimentos deveriam levar os contêineres até a Rua Humberto de Campos, onde era feita a coleta até que a via fosse interditada para as obras de duplicação da rua.

Novo local para colocação de lixo foi definida

O Samae entende que aquele ainda não deva ser o local definitivo, por concentrar grande fluxo de visitantes durante eventos, mas aponta que caberia ao condomínio das lojas do Parque Vila Germânica definir o local correto para acondicionar o lixo. Ainda assim, no fim de semana e na manhã desta segunda-feira o problema do lixo teria voltado a ocorrer, por uma falha de comunicação com os lojistas, segundo o Samae.

O presidente da Associação dos Lojistas do Parque Vila Germânica, Ulysses Kreutzfeld, afirmou que problema foi corrigido com a colocação desses quatro novos contêineres e admite que o local ainda é provisório. O condomínio, junto com o Samae e o Parque Vila Germânica, devem definir um local definitivo – que segundo o presidente pode até ser esse ponto perto das passarelas, mas com uma construção de uma infraestrutura.

– Infelizmente o problema ocorreu em uma época que se gera muito lixo, com a área gastronômica para o Magia de Natal, o volume de resíduos é muito maior, e coincidiu com essa troca e com a retirada dos contêineres, mas já definimos um local provisório e em seguida vamos confirmar um local definitivo para o acondicionamento de lixo – aponta.

::: Leia mais notícias em santa.com.br

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação