Após protestos, as matrículas para o segundo semestre dos cursos técnicos do Centro de Educação Profissional (Cedup) Dario Geraldo Salles começaram nesta quarta-feira em Joinville. No final do mês passado, o cancelamento das inscrições foi anunciado pelo Governo do Estado em todos os centros de Santa Cataria. Mas, após reivindicações de pais, alunos e professores, a Secretaria de Estado da Educação (SED) voltou atrás e decidiu reabrir as inscrições dos cursos de maior procura.

Continua depois da publicidade

Mesmo com a redução, o movimento começou cedo nesta quarta no Cedup. Somente quatro cursos tiveram as matrículas reabertas dos onze existentes no município. Ao todo foram ofertadas um total de 87 vagas, dos cursos de mecânica, eletrotécnica, contabilidade e administração. No local estudam aproximadamente 1,5 mil jovens e adultos – cerca de 170 no Ensino Médio e 1,4 mil no ensino profissionalizante.

Secretaria da Educação de SC cancela 575 novas matrículas no Cedup de Joinville

Ao cancelar as matrículas para o segundo semestre letivo, a intenção do Estado é torna-las anuais e reabri-las somente fevereiro, mantendo ativas as turmas já em andamento visando garantir equilíbrio entre a oferta e a procura de vagas. No município, a medida suspende as oportunidades antes oferecidas em 17 turmas nos turnos matutino e noturno.

As inscrições para os cursos disponibilizados neste semestre podem ser feitas nesta quarta e quinta, das 8h às 11h e das 14h30 às 20h. As senhas são distribuídas por ordem de chegada. Para ingressar no Cedup é necessário que o candidato tenha concluído o Ensino Médio ou que esteja cursando o terceiro ano do Ensino Médio Regular.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Professora usa livro para incentivar crianças a economizar em Rio Negrinho

Destaques do NSC Total