nsc
    an

    publicidade

    Talento em pauta

    Aprendendo a aprender: a todo momento, algo novo

    Cada um deve encontrar sua maneira de adquirir entendimento e conteúdo, e isso depende de autoconhecimento, avalia headhunter

    25/05/2015 - 16h54

    Compartilhe

    Por Redação NSC

    Atualização profissional é um tema recorrente quando se fala de carreira. Isso porque o mercado atual é competitivo e muda rapidamente, assim como as exigências das organizações. Os profissionais têm se preocupado cada vez mais em estar atualizados e procurado as ferramentas mais adequadas para atingir o nível desejado de atualização diante do mercado.

    LEIA TAMBÉM:

    >> A importância de manter uma rede de contatos ativa

    Mas o que precisamos aprender? O que o mercado quer de nós nessa enxurrada de informações e que tempo temos disponível para esse aprendizado? É aí que chegamos à seguinte conclusão: para se atualizar, é preciso aprender constantemente. Aliás, mais que isso: aprender a aprender.

    Aprender a aprender vai além do simples entender algo sobre o que não se sabia nada antes. É encontrar a melhor maneira, para si próprio, de entender algo novo. Para que isso ocorra, é preciso que cada um encontre sua maneira de adquirir entendimento e conteúdo, e isso depende de autoconhecimento.

    Duas mesmas pessoas podem fazer o mesmo roteiro turístico. Cada uma tirará seu próprio aprendizado, pois os desejos, motivações, ambições e necessidades de cada indivíduo, bem como sua personalidade, influenciam no processo de aprendizagem.

    O mundo é mais ágil, as redes de como as informações fluem são outras, por isso, mais do que nunca precisamos aprender a aprender e ter o olhar atento a situações triviais que possam nos remeter a algumas novas soluções.

    Explico isso porque muitas vezes os profissionais se batem com a falta de tempo para ampliar seus conhecimentos por meio de ensino formal, mas perdem a oportunidade de aprender em uma reunião, uma viagem, um filme, uma peça de teatro, enfim, no dia a dia que está, inclusive, ao alcance de sua agenda.

    Precisamos valorizar esse tipo de aprendizado. No atual contexto de nosso mundo globalizado, aprender deixou de ser próprio de uma época de vida escolar para passar a ser um processo permanente, pois aprendizado supõe desenvolver novas formas de enxergar um mesmo problema e desenvolver novas respostas e oportunidades para a vida. Trocando em miúdos, precisamos, na vida adulta, nunca deixar de sermos curiosos como éramos quando criança.

    Deixe seu comentário:

    publicidade

    publicidade

    publicidade

    publicidade