nsc

publicidade

Pets

Árvore de Natal: decoração oferece perigo para cães e gatos 

Pisca-piscas e bolas de vidro estão entre os itens mais prejudiciais à saúde dos animais domésticos, alerta veterinário 

03/12/2019 - 08h00 - Atualizada em: 03/12/2019 - 08h36

Compartilhe

Por Janaína Laurindo
 Os fios elétricos devem ficar fora de alcance de cães e gatos
Os fios elétricos devem ficar fora de alcance de cães e gatos
(Foto: )

O Natal já se aproxima e a maioria das casas já está decorada para as festejos natalinos. árvore de Natal, pisca-pisca, enfeites e luzes nas portas, janelas e telhados tudo é atrativo para os pets que acabam vendo as peças decorativas como brinquedos. Quem tem cachorro e gato em casa precisa ter atenção redobrada com a decoração, alerta o médico veterinário Jorge Morais.

— As bolas de vidro, por exemplo, devem ser evitadas, principalmente por quem tem cães, pois eles podem ingerir os fragmentos em caso de quebra.

O veterinário, que é fundador da rede Animal Place, acrescenta que em caso de ingestão é importante procurar ajuda profissional.

— A atitude mais recomendada é procurar o veterinário mais próximo. Objetos pequenos ou cortantes são os mais perigosos, podendo causar asfixia ou perfurações e levar o animal a óbito.

Para quem faz questão da árvore, Morais dá algumas dicas.

— Para evitar a aproximação dos cães, basta montá-la em cima de móveis, por exemplo. Os gatos, no entanto, não possuem essa limitação, por isso é preciso ter um pouco mais de paciência — aconselha.

Alguns sprays usados para afastar os gatos de móveis possuem um odor que é desagradável para os felinos e evita que eles arranhem essas peças. O líquido pode ser usado também para afastar o pet da árvore de Natal.

— Nem sempre funciona, mas vale fazer uma tentativa! — alerta o veterinário.

Outro item que pode ser perigoso é o pisca-pisca.

— Os fios elétricos devem ficar fora de alcance, pois o pet pode levar choque, se queimar e até se enforcar — adverte Morais.

O ideal, segundo ele, é deixar a fiação no alto e fixá-la bem. Donos de gatos devem observar também a disposição dos móveis.

— Recomendo checar a posição de prateleiras, estantes e outros mobiliários para evitar que eles facilitem o acesso do animal aos fios. Na dúvida, opte por guirlandas ou objetos pesados e maiores para não serem engolidos ou derrubados — orienta.

Filhotes precisam de maior atenção com a árvore de Natal pois costumam ser mais ativos, por isso o ideal é optar pelos enfeites pesados ou fixados no alto.

Leia as últimas notícias do NSC Total

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Deixe seu comentário:

publicidade