nsc

publicidade

TRADIÇÃO

As primeiras águas de janeiro ajudam a criança a falar

Minha querida Vó Benta é quem compartilha o ensinamento.

02/01/2014 - 05h03

Compartilhe

Por Redação NSC
Todo início de ano, minha avó faz questão de coletar as águas.
Todo início de ano, minha avó faz questão de coletar as águas.
(Foto: )

Tem gente que faz cara feia pra chuva logo no primeiro dia do ano. Minha avó Benta, a aniversariante de amanhã, não - muito pelo contrário! Já na véspera de 2014 ela deixou "armados" muitos baldes, devidamente higienizados, pra colher a primeira "água de janeiro". Pra quem não sabe, segundo a tradição, a água da primeira chuva de janeiro é excelente pra dar àquela criança que demora a falar ou fala pouco. Serve pra adultos nesta condição também. Se for água da chuva com trovoada, então, "dobra os encantos"! E se alguém dúvida, estou eu aqui para comprovar, junto com meus primos e primas, tios e tias: êia turma falante! Eu também sou e, "pra me garantir", bebo todos os anos - não falho um. Já prometi que vou levar metade da minha garrafinha pro Mário Motta: fala pouco, o menino... rsrs!

Faxina interna!

Não sei você, mas eu acabei dando uma "descuidada" na alimentação nos últimos dias: correria, falta de tempo, muitas tentações e a sensação que tenho é que estou "desregulada". Mas passou a fase "permissiva": resolvi agora voltar ao eixo, começando por um dia "detox" pra dar aquela limpada no organismo, orientada pela médica Maria Amélia Bogea.

Divido a receita com você:

* Café da manhã

1 copo (300 ml) de suco de couve e chá de hibisco (se você exagerou nas massas e doces) ou suco de abacaxi e chá de cavalinha (caso tenha extrapolado nas carnes)

* Lanche da manhã

1 copo (200 ml) de suco de melancia (não misture nenhuma outra fruta)

* Almoço

3 colheres de sopa de arroz integral 1 prato fundo de sopa de verduras e legumes

* Lanche da tarde

1 copo (300 ml) de suco de couve e chá de hibisco ou suco de abacaxi e chá de cavalinha

* Jantar

1 prato fundo de sopa de verduras e legumes, polvilhada com 2 colheres de sopa de farelo de aveia ou arroz integral (bata o arroz com a sopa no liquidificador)

* Ceia

1 copo (300 ml) de suco de maracujá com chá de camomila e melissa

Procure um especialista

Segundo a médica Maria Amélia, que é membro da Associação Brasileira de Nutrologia, essa é uma "faxina breve", para apenas um dia. Caso queira seguir uma dieta "detox" por mais tempo - para emagrecimento, por exemplo -, procure um especialista: ela deve ser planejada exclusivamente pra você!

Deixe seu comentário:

publicidade