Ricardo Withoeft foi condenado nesta terça-feira (17) pelo assassinato de Gabriela Ágatha Lima. Os dois eram namorados quando o jovem teria decidido matar a companheira ao descobrir que ela suspeitava que ele tinha furtado dinheiro de um amigo do casal. O criminoso recebeu sentença de 15 anos de prisão e não poderá recorrer da decisão em liberdade.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Gabriela tinha 21 anos na época do crime. O pai dela foi quem encontrou o corpo no sábado de 12 de junho de 2021, na casa onde a jovem morava na Rua Lontras, no bairro Rio Morto. No dia, a Polícia Militar informou que a vítima tinha sinais de estrangulamento e havia outras marcas de violência pela residência, como móveis revirados, por exemplo.

Um mês depois, Ricardo foi preso em Apiúna. Ele estava escondido em um barraco alugado no bairro Ribeirão São Luiz. A Polícia Civil disse à época que o jovem, também de 21 anos, chegou a vender o carro da vítima em um ferro-velho no dia 8 de junho. É nessa data que os investigadores acreditam que o assassinato de fato ocorreu.

O delegado Flávio Silveira contou durante a investigação que Gabriela suspeitava que o companheiro havia subtraído dinheiro de uma pessoa. Os questionamentos incisivos e recorrentes por parte da vítima teriam resultado em ameaças do rapaz e levou ao assassinato. Sem notícias da filha, o pai dela saiu do Paraná e veio a Santa Catarina. Foi quando encontrou a jovem morta.

Continua depois da publicidade

O Ministério Público sustentou no julgamento que Ricardo foi até a casa namorada e, usando uma fita adesiva, obstruiu a boca e o nariz de Gabriela. Isso causou o sufocamento que levou à morte da jovem. Na sequência, o agressor furtou o carro da vítima e fugiu do local.  O júri o condenou por homicídio. “A gravidade da conduta revela a periculosidade do réu”, disse a juíza.

Leia mais

Telhado de casa desaba e trabalhador morre durante serviço em Blumenau

Mulher que matou marido coronel da PM em SC é condenada em novo julgamento

Destaques do NSC Total