O balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Santa Catarina na última sexta-feira aponta um crescimento de 15,6% no número de assassinatos no Estado. De 1º de janeiro a 30 de junho de 2016, 445 pessoas foram mortas nas cidades catarinenses, enquanto 385 casos ocorreram no mesmo período de 2015.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias sobre segurança em SC
O texto não diz o índice de resolução dos homicídios no primeiro semestre. No entanto, dado da própria SSP até o final de maio aponta para 45,1%. Ou seja, menos da metade das mortes não teve a autoria definida.
Conheça a bandeira do DC Segurança SC – Essa causa é nossa
Continua depois da publicidade
O governo diz ainda que 188 cidades do Estado ainda não tiveram assassinatos em 2016. A região que mais registrou homicídios foi a Norte, com 115. Depois vêm o Vale do Itajaí (106), Grande Florianópolis (72), Oeste (64), Sul (63) e Planalto (26).
A SSP ainda justifica que 65% das vítimas de assassinatos tinham antecedentes criminais, e em 70% dos casos a morte tinha a ver com o tráfico ou uso de drogas.
No texto enviado pela assessoria de imprensa, o secretário da SSP, César Grubba, afirma que “o fenômeno da reincidência delitiva é fator preponderante para o aumento dos crimes de homicídios”.
Continua depois da publicidade
Outro índice divulgado pela secretaria foi o de latrocínio, que é roubo seguido de morte. Em relação aos primeiros seis meses do ano passado, os registros caíram de 43 para 30. Também ocorreram queda nos crimes de lesão corporal seguida de morte e pessoas mortas por policiais em serviço.