nsc
    dc

    Marca

    Associação de Clubes de Futebol Profissional de SC comemora 30 anos de fundação

    Waldomiro Schützler, presidente do Joinville em 1987, foi o grande idealizador da SCClubes

    01/06/2017 - 03h46

    Compartilhe

    Por Redação NSC
    Membros da atual diretoria comandada por Luiz Henrique Martins Ribeiro (ao centro)
    Membros da atual diretoria comandada por Luiz Henrique Martins Ribeiro (ao centro)
    (Foto: )

    Nesta quinta-feira, 1º de junho, a Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCCLUBES) completa 30 anos de fundação. Idealizada por Waldomiro Schützler, presidente do Joinville em 1987, nasceu com 10 clubes associados e hoje conta com 31 em seu quadro. O objetivo inicial da entidade era fortalecer o futebol do Estado. Um dos participantes da reunião que fundou a SCCLUBES, o então presidente do Criciúma Moacir Fernandes, conta que o movimento tinha também um cunho de moralização.

    - Não estávamos contentes com certas coisas no campeonato e, já na primeira reunião, decidimos pela suspensão de três árbitros e três bandeiras. Levamos a reivindicação para o Dr. Delfim, que na época estava começando na Federação, e ele acatou nossa decisão. Dali em diante, esses árbitros não trabalharam mais e o futebol catarinense começou a dar passos maiores no cenário nacional, que era a meta de grande alcance que tínhamos para a Associação - explica Moacir Fernandes, que presidiu a SCCLUBES em duas gestões: 1997 a 1999 e 2003 a 2004.

    Dos objetivos iniciais, a Associação cresceu e passou a abraçar outros, como a representação dos clubes filiados em diversos órgãos e entidades, o apoio à FCF na coordenação e organização das competições que envolvem o futebol profissional no Estado, a negociação dos direitos de transmissão, agregando valor aos parceiros, e o apoio aos clubes para solucionar problemas de ordem econômica, social, administrativa, jurídica e desportiva.

    O crescimento constante e equilibrado no futebol profissional de Santa Catarina nos últimos anos passou a chamar a atenção dos especialistas desde que o Campeonato Brasileiro começou a ser jogado no sistema de pontos corridos, sempre teve representante na Série A, chegando a ter quatro representantes na Série A em 2015.

    — Essa nova era do futebol catarinense merece muitas análises, mas há uma que vale destacar: a organização. E a Associação, única num país que só tem federações, ocupa um papel fundamental nesse aspecto. Foi a partir da criação dela e de sua luta em prol do fortalecimento dos clubes, que, junto com a FCF, Santa Catarina apresentou suas maiores conquistas no futebol nacional - destaca o atual presidente Luiz Henrique Martins Ribeiro, que assumiu em fevereiro deste ano.

    Inauguração da atual sede da entidade no bairro Capoeiras, em Florianópolis, em 2013
    Inauguração da atual sede da entidade no bairro Capoeiras, em Florianópolis, em 2013
    (Foto: )

    Diretoria

    A administração da SCCLUBES é composta por clubes associados, contemplando os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Membros do Conselho Fiscal, sendo eleitos em Assembleia Geral Ordinária, sempre por períodos de dois anos.

    A atual gestão (2017/2018) é formada pelos seguintes integrantes:

    Presidência: Clube Atlético Tubarão

    Vice-Presidência: Associação Chapecoense de Futebol

    Membros Efetivos: Criciúma Esporte Clube, Brusque Futebol Clube e Figueirense Futebol Clube

    Membros Suplentes: Joinville Esporte Clube e Clube Atlético Metropolitano

    Clubes fundadores

    A Associação foi fundada em 1º de junho de 1987 pelas seguintes agremiações: Associação Chapecoense de Futebol; Avaí Futebol Clube; Clube Esportivo Paysandu; Clube Náutico Marcílio Dias; Criciúma Esporte Clube; Esporte Clube Ferroviário; Esporte Clube Internacional; Esporte Clube Próspera; Hercílio Luz Futebol Clube; Joinville Esporte Clube

    Colunistas