nsc
    dc

    Sol e Terra

    Astronomia: saiba como assistir ao Trânsito de Mercúrio

    Fenômeno astronômico, que acontece apenas 13 vezes a cada século, se repetirá somente em 2032; nova oportunidade será na segunda-feira (11)

    07/11/2019 - 18h00 - Atualizada em: 11/11/2019 - 12h25

    Compartilhe

    Por Ângela Prestes

    Animação: Ben Ami Scopinho

    Na próxima segunda-feira (11), Mercúrio fará uma de suas raras aparições aos terráqueos. O alinhamento do planeta com o Sol e a Terra vai possibilitar sua observação, evento conhecido como trânsito astronômico. O efeito visual é de um pontinho preto passando em frente ao disco do Sol.

    O fenômeno terá início por volta das 9h40min e deve se prolongar até as 15h05min. De acordo com o doutor em Física e Coordenador do Projeto Astro&Física do IFSC São José, Marcelo Girardi Schappo, mais do que curioso o fenômeno tem importância histórica.

    — Os trânsitos de Mercúrio já foram usados para tomadas de dados e medidas geométricas que auxiliaram na determinação do tamanho relativo entre Mercúrio e o Sol e também nas distâncias envolvidas entre os dois e a Terra — destaca.

    Como assistir

    O trânsito não é visível a olho nu devido ao tamanho de Mercúrio e de sua distância em relação à Terra. Enquanto o Sol tem aproximadamente 1.400.000 km de diâmetro, Mercúrio tem apenas 4.800 km. Para que fosse possível observá-lo, o planeta deveria ser maior ou estar mais próximo. Além disso, tentar olhar para o Sol sem a devida proteção pode ser perigoso.

    — Quem tiver telescópios e binóculos também não deve olhar diretamente para o Sol com eles, pois a concentração de luz solar nesses equipamentos pode danificar a retina seriamente — alerta Marcelo.

    Diâmetros da Terram Sol e Mercúrio
    (Foto: )

    Para assistir ao trânsito é preciso utilizar um telescópio com filtros astronômicos especiais para observação solar. Outra possibilidade, segundo ele, é montar um sistema óptico de observação indireta.

    — Nesse caso, procure algum físico ou astrônomo na sua região para ajudar na montagem de um sistema.

    Em Florianópolis estava previsto um evento de observação promovido pelo projeto Astro&Física, do IFSC de São José. No entanto, devido ao mau tempo, a atividade foi cancelada. Ainda é possível é acompanhar a transmissão ao vivo pelo link.

    Trânsito de Vênus

    Outro fenômeno semelhante ao trânsito de Mercúrio, porém mais raro, é o trânsito de Vênus. Ele é visível a olho nu, já que Vênus é maior e está mais próximo da Terra, mas acontece apenas duas vezes por século. O último trânsito de Vênus ocorreu em 2012 e o próximo será somente em 2117.

    Trânsito de Vênus
    (Foto: )

    Leia também

    Um em cada quatro brasileiros diz que pouso na Lua é mentira

    VÍDEO: o universo em expansão abre série "A História que o Céu nos Conta"

    VÍDEO: o passado do universo é tema do segundo episódio de "A História que o Céu nos Conta"

    Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas