O trânsito é intenso na Barra da Lagoa, em Florianópolis. Mas não aquele chato de carros e ônibus fritando no asfalto. O movimento que agita a praia é o das pranchas de Stand Up Paddle (SUP). No primeiro dia do evento Battle of The Paddle (BOP), uma das maiores competições do mundo, enquanto alguns atletas estrangeiros treinavam, algumas crianças alinharam as pranchas e arriscaram remar ao lado dos campeões.
Continua depois da publicidade
::: Leia mais sobre esportes outdoor no DC
::: Confira a programação Battle of the Paddle Floripa
Fernando Stalla é mexicano e atual número 18 do ranking mundial de Stand Up. Venceu recente uma prova no Rio Idaho nos Estados Unidos, onde desceu algumas corredeiras sobre a prancha. Belar Diaz é o atual campeão espanhol de Stand Up Paddle e chega como um dos favoritos para a prova de 14 quilômetros do BOP Floripa. E Gabriel Cid, tem 11 anos, rema há quatro meses desde de que se mudou para a Barra da Lagoa e deu uma pranchada em Fernando quando os dois dividam uma onda na praia da Barra.
Continua depois da publicidade
– Ainda estou começando e aprendendo a remar nas ondas. Mas quem sabem, quando eu tiver mais idade eu participe como profissional – comenta Gabriel logo depois de sair da água e também “atrapalhar” aquela que seria a foto da nossa reportagem.
Gabriel Cid é uma das crianças que participa da Escola Náutica Salva Surf, um dos projetos do organizador Bira Schauffert. São 80 crianças matriculadas e outras 80 em lista de espera por falta de condições para atender todas.
– O Sup cresce muito em todo o mundo e esse movimento na cidade agrega para quem trabalha com eventos, economia dos hotéis, e mexe também com o sonho de quem gosta de esportes. Florianópolis tem esse potencial e podemos investir nesse turismo que valoriza a natureza e qualidade de vida – avalia Schauffert.
Continua depois da publicidade
Stalla e Diaz que conheceram a cidade há uma semana, também concordam que Florianópolis tem grande potencial para crescer no Stand Up e em esportes aquáticos.
– É perfeita. Se trata simplesmente de uma ilha e possibilita mar aberto para prática mais radical e mar fechado para outros esportes. Além da Lagoa da Conceição, que é linda – avalia Stalla.
Diaz se encantou pelo praia do Moçambique e reserva ambiental que fica na área e também destacou o clima de cidade pequena que perpetua na Barra Da Lagoa.
Continua depois da publicidade
-Esse ar de vila, de proximidade entre as pessoas é muito gostoso. Me encanta -resume em sotaque espanhol sentado à beira da praia.