nsc
dc

Força da natureza

Avalanche em vulcão nevado no Equador deixa mortos e feridos

O fenomêno atingiu 12 pessoas que escalavam o Chimborazo a uma altura de 6.100 metros acima do nível do mar

24/10/2021 - 20h17

Compartilhe

Folhapress
Por Folhapress
O Chimborazo chega a 6.263 metros, sendo o mais alto do Equador e um dos principais do mundo
O Chimborazo chega a 6.263 metros, sendo o mais alto do Equador e um dos principais do mundo
(Foto: )

Uma avalanche no vulcão nevado Chimborazo, no centro andino do Equador, neste domingo (24), deixou ao menos quatro mortos e um ferido, divulgou o Serviço Integrado de Segurança ECU911.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Segundo o organismo afirmou de forma preliminar, um grupo de 12 pessoas foi impactado. "Enquanto escalavam o nevado Chimborazo, uma avalanche caiu sobre um grupo de pessoas que estava a uma altura de 6.100 metros acima do nível do mar."

O serviço recebeu um chamado às 6h30 no horário local (8h30 em Brasília) e, a partir de então, coordenou o resgate com o Grupo de Operações Especiais da Polícia Nacional e com o Corpo de Bombeiros, além do apoio dos guardas florestais ligados ao Ministério do Ambiente, Água e Transição Ecológica.

O trabalho seguia na tarde deste domingo, segundo imagens divulgadas pelo ECU911-Riobamba, braço local do serviço, que mostram integrantes do posto de Comando Unificado reunidos para coordenar operações.

A nota divulgada na manhã deste domingo acrescentou que a equipe trabalhava para resgatar um outro grupo de 20 turistas que apresentaram sintomas de hipotermia enquanto praticavam montanhismo no vulcão El Altar, na mesma região.

Vulcão de neve perpétua, o Chimborazo chega a 6.263 metros, sendo o mais alto do Equador e um dos principais do mundo. Por suas características, atrai alpinistas nacionais e estrangeiros.

Leia também

Rochas podem indicar vulcão em SC; entenda

Praias engolidas pelo mar e enchentes: SC terá fenômenos climáticos ainda mais intensos

Existe vulcão no Brasil? Quando foi identificada atividade vulcânica no Sul do país

Colunistas