nsc
dc

Em Florianópolis

Baleia encalhada na praia é resgatada com vida em Santa Catarina

Resgate foi concluído no final da tarde desta quinta-feira, depois de horas de trabalho

22/12/2017 - 05h39

Compartilhe

Por Redação NSC
(Foto: )

Uma baleia-de-bryde, medindo 10 metros e aproximadamente 15 toneladas, encalhou viva na Praia de Baixo, em Paulo Lopes, no início da manhã desta quinta-feira. O animal apresentava alguns ferimentos no queixo e na cauda. Ao entardecer, após horas de resgate, a baleia foi rebocada por uma embarcação do Corpo de Bombeiros, além de ajuda da Polícia Ambiental. O animal seguiu para dentro do mar.

Também participaram do resgate equipes do Projeto Baleia Franca, da R3 Animal e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), todas executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) na região, além de uma equipe da APA da Baleia Franca, estão no local para analisar o quadro clínico do animal e verificar os procedimentos adequados a serem tomados, seguindo o Protocolo de Encalhes da APA da Baleia Franca, um programa desenvolvido pela equipe da Unidade de Conservação Federal para prestar assistência aos mamíferos marinhos encalhados.

A baleia-de-bryde é uma espécie que habita águas tropicais e subtropicais de todos os oceanos, tanto em áreas costeiras como oceânicas. Apresenta um corpo longo e estreito e uma pequena nadadeira dorsal. Segundo a bióloga Karina Groch, representante do Projeto Baleia Franca, ainda é preciso entender o quadro clínico do animal para decidir os próximos passos e realizar o procedimento mais seguro.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Cotidiano

Colunistas