nsc
an

Meio ambiente

Filhote de baleia-jubarte encalha e morre em praia de Itapoá; veja fotos

Animal media mais de oito metros de comprimento, apresentava lixo plástico no estômago e ferimentos causados por redes de pesca

13/07/2021 - 08h31 - Atualizada em: 13/07/2021 - 15h13

Compartilhe

Patrícia
Por Patrícia Della Justina
baleia-jubarte
O animal estava perto da costa da Barra do Saí
(Foto: )

A praia de Itapoá, no Norte de Santa Catarina, registrou mais um filhote de baleia encalhada no último fim de semana. A situação foi registrada no sábado (10). O animal estava à deriva próximo à costa da Barra do Saí. A primeira ocorrência desta temporada foi em junho. 

> Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Segundo a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), tratava-se de um filhote de Baleia-Jubarte (Megaptera novaengliae).

Depois de acionadas, as equipes se deslocaram até o local. No entanto, foi possível realizar apenas a biometria e coleta de algumas amostras como pele, músculo e gordura.

> Por que tantas baleias-jubarte apareceram em SC neste ano A logística para o procedimento de necropsia e enterro do animal foi planejada para o dia seguinte. No domingo (11) pela manhã, uma equipe técnica de veterinários, biólogos e estagiários se deslocou da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univille, em São Francisco do Sul, até o município de Itapoá.

Animal tinha lixo plástico no estômago Segundo a médica veterinária, Giulia Gaglianone Lemos, responsável por essa necropsia, a jubarte era um macho de 8,20 metros de comprimento, estava magro e com diversas marcas de interação com petrecho de pesca ao longo do corpo, nadadeiras peitorais e mandíbula. Além disso, ainda apresentou lixo plástico no estômago. O conteúdo do trato gastrointestinal foi coletado para análise detalhada. A barbatana, que são as cerdas bucais filtradoras, e uma das nadadeiras peitorais foram coletadas e trazidas para a base para compor a coleção científica do Acervo Biológico Iperoba da Univille.

> Baleia-jubarte faz "show particular" e encanta família em Florianópolis; veja o vídeo A carcaça foi enterrada na praia onde ocorreu o encalhe, conforme orientações do Protocolo de Conduta para Encalhe de Mamíferos Aquáticos da Rede de Encalhe de Mamíferos Aquáticos do Nordeste (Remane). Este é o segundo encalhe de baleia-jubarte nesta temporada em Itapoá, sendo a quinta ocorrência no Trecho 5, que compreende o Litoral Norte de Santa Catarina.

Colunistas