Um pedacinho da Sapucaí no Carnaval de Joinville. É o que promete a Fundação Cultural de Joinville (FCJ) ao trazer para a cidade a bateria da Escola Unidos de Vila Isabel, com a presença de Arlindinho, filho do compositor Arlindo Cruz.

Continua depois da publicidade

A apresentação especial será junto com o desfile de blocos. A programação oficial foi definida nesta semana pela Prefeitura.

O show da vice-campeã em 2012 do Carnaval carioca, que, neste ano, está entre as favoritas ao título, será no Centreventos Cau Hansen, logo após o desfile dos blocos carnavalescos, que neste ano será realizado na avenida Beira-rio, no dia 8 de fevereiro (sexta-feira). E no sábado, dia 9 de fevereiro, a partir das 20 horas, a avenida vai receber o desfile das quatro escolas de samba e mais um bloco.

Segundo o vice-prefeito e presidente da FCJ, Rodrigo Coelho, a decisão de mudar o endereço do desfile, da rua Rio Branco para a avenida Beira-rio, visa a aumentar o espaço para o público curtir o Carnaval, mesmo que chova. Isso porque, em caso de chuva, toda a festa ocorrerá no Centreventos Cau Hansen.

Continua depois da publicidade

Além disso, Coelho argumenta que o local trará mais comodidade à população. E após o desfile, será realizado um grande arrastão da folia. O trio elétrico, comandado por grupos de samba locais, segue por toda avenida até a praça Dario Salles, onde ocorrerá a dispersão do público.

– O local é de fácil acesso ao terminal e facilita a volta para casa -, destaca o presidente da FCJ.

– No ano passado, de acordo com a Polícia Militar, o público foi de 20 mil pessoas, e neste ano nossa expectativa é de que o público chegue a 30 mil pessoas -, antecipa Coelho.

Continua depois da publicidade

– Com isso, esperamos inserir Joinville no contexto dos grandes carnavais do Estado -, afirma.

Outra novidade, segundo ele, será a realização do Baile de Carnaval para a escolha da Rainha e do Rei Momo, já no dia 2 de fevereiro, na Liga de Sociedades.

– Queremos resgatar a tradição dos bailes de Carnaval na Liga -, ressalta Coelho, relembrando que, há cerca de 20 anos, o baile da Liga de Sociedades costumava ser um dos eventos mais tradicionais do Carnaval na região.

O baile está marcado para começar às 21 horas, com a escolha da realeza do Carnaval, e a grande atração da noite é o show com Osvaldo Junior e Portal do Som. Segundo Coelho, o público pode esperar um baile que vai resgatar não somente o uso das fantasias, como também as marchinhas de Carnaval que animavam os tradicionais bailes.

Continua depois da publicidade