Uma biblioteca pública em Santa Catarina decidiu usar a febre sobre a novela Vale Tudo a favor da leitura. A equipe separou para a comunidade livros lidos por personagens no remake que chega ao fim nesta sexta-feira (17). Na estante, devidamente identificada, estão obras como O Segundo Sexo, de Simone de Beauvoir, e O Ano do Pensamento Mágico, de Joan Didion.
Continua depois da publicidade
A iniciativa é da Biblioteca Pública Municipal Ary Cabral, em Brusque, no Vale do Itajaí. O espaço possui um acervo de mais de 30 mil livros e faz cerca de 900 empréstimos mensais. Para pegar uma obra emprestada é preciso um cadastro simples: apresentar RG, CPF e comprovante de residência. O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
“O intuito principal de exibir uma vitrine ou estante com livros lidos pelos personagens na novela ‘Vale Tudo’ para o público, é enriquecer a caracterização dos personagens e criar uma camada adicional de profundidade e conexão com a realidade. As leituras revelam personalidades, diálogos, as referências culturais”, destaca bibliotecária Kátia Costa.
A iniciativa, conforme os responsáveis, prova que, apesar dos tempos digitais, as pessoas ainda gostam de folhear um bom livro:
“Buscamos com a vitrine estimular a curiosidade, instigando nossos interagentes por interesse em variadas leituras. Além disso, reportagens mostraram que quando um título era exibido na novela houve uma corrida para a compra. Isso mostra que as pessoas têm curiosidade e ainda gostam, sim, de ler”.
Continua depois da publicidade







