publicidade

Integração

BID escolhe Blumenau como polo para projeto piloto com foco em gestão de riscos

Sistema OnRoad prevê a integração de ações estratégicas com o modelo existente na Defesa Civil do município contra desastres naturais

18/07/2019 - 11h53

Compartilhe

Redação
Por Redação Santa
(Foto: )

A equipe técnica do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) escolheu o município de Blumenau para ser polo de um projeto piloto do Sistema OnRoad, uma ferramenta com foco em gestão de risco em obras de infraestrutura. O mecanismo prevê a integração de ações estratégicas com o modelo existente na Defesa Civil do município contra desastres naturais.

Segundo a prefeitura de Blumenau, os protocolos utilizados pela Defesa Civil e o fato do município possuir um setor estruturado de Geologia foi determinante para a escolha da cidade.

Uma série de ações serão desenvolvidas, começando pela elaboração de mapas, que vão identificar localidades com risco de deslizamento de terra e alagamentos. O Sistema OnRoad prevê ainda a criação de um banco de dados, estatísticas, identificação dos riscos, tipos de alertas e ações de respostas.

Para o secretário de Defesa do Cidadão, Carlos Olímpio Menestrina, pelo histórico da cidade, quanto mais Blumenau se capacitar, melhor estará preparada para lidar com desastres naturais.

O secretário de Mobilidade Sustentável e Projetos Especiais, Paulo França, aponta que o projeto contribuirá para que a cidade se torne ainda mais resiliente, principalmente no que tange a obras de engenharia, se transformando em modelo em plataforma de gestão de risco para todo o país.

Deixe seu comentário:

publicidade