nsc
    hora_de_sc

    Prevenção

    Biguaçu monta centro de triagem para casos suspeitos de coronavírus 

    Estrutura funciona desde sexta-feira e ficará aberta o dia todo na UPA 24h no bairro Fundos

    23/03/2020 - 11h11

    Compartilhe

    Jorge
    Por Jorge Jr.
    Tenda instalada ao lado da UPA 24h no bairro Fundos
    Tenda instalada ao lado da UPA 24h no bairro Fundos
    (Foto: )

    O município de Biguaçu instalou um centro de triagem 24 horas para atendimento exclusivo para pacientes com sintomas gripais e respiratório, como forma de prevenção ao coronavírus. A estrutura, que funciona desde sexta-feira, foi montada na área externa da UPA 24h, que fica localizada no bairro Fundos, na Rua Quintino Bocaiúva.

    >​Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

    A equipe que realiza os atendimentos é formada por um médico, um enfermeiro e dois técnicos em enfermagem. Os profissionais foram contratados para atuar neste momento de combate ao Covid-19, sem alterar o quadro de profissionais que atuam na UPA.

    A iniciativa tem o objetivo de diminuir o fluxo de pessoas no interior da UPA, evitando aglomeração e minimizando o risco de contaminação. A estrutura do centro de triagem é coberta e arejada, dispõe de cadeiras afastadas e possui dois consultórios, um para triagem e outro para atendimento pelo médico.

    Todo paciente que procura a UPA 24h para atendimento é abordado pela equipe de enfermagem. Na abordagem, o técnico avaliará os sinais e quadro clínico do paciente, identificando ou não a necessidade de uma triagem aprofundada sobre os seus sintomas e iniciando a conduta de precaução contra o coronavírus.

    Após o procedimento inicial o paciente será encaminhado ao consultório, onde o médico avaliará se o mesmo é um possível portador de Covid-19. Se nessa avaliação for descartado, o paciente ainda poderá se dirigir ao interior da UPA para atendimento clínico. Caso o médico detecte alguma possibilidade de Covid-19, o paciente será encaminhado para isolamento interno, montado na UPA, para realização e espera dos resultados de exames de laboratório. Quando necessário será feita a remoção para exames de imagens em uma clínica no município. Por último, poderá ser solicitada a transferência para a internação hospitalar.

    Álcool em gel, máscaras e luvas cirúrgicas são furtadas de hospital no Oeste de SC

    O paciente poderá também ser encaminhado para isolamento domiciliar, onde acompanhará a evolução dos sintomas e, se haver necessidade, buscar novo atendimento médico. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) foi montada, equipada e deixada de prontidão para transportar os pacientes para os exames e possível internação. Uma equipe extra de profissionais foi contratada para não interferir nos atendimentos de urgência ou emergência acionados pelo 192.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas