nsc

Eleições 2020

Biometria alcança 70% do eleitorado catarinense

São 3,5 milhões de cadastrados em Santa Catarina. Meta é alcançar 85% no pleito do ano que vem

25/07/2019 - 17h37

Compartilhe

Por Redação CBN Diário
leitura digital biométrica
Mais de 3,5 milhões de eleitores já cadastraram suas digitais
(Foto: )

A Justiça Eleitoral catarinense alcançou, nesta semana, a marca de 70% do eleitorado biometrizado, o que equivale a 3.572.171 dos 5.088.830 eleitores do Estado cadastrados biometricamente. Até maio de 2020, data do fechamento do cadastro eleitoral para as eleições municipais do próximo ano, o TRE-SC tem como objetivo cadastrar biometricamente 85% dos eleitores do estado.

Em Santa Catarina, a biometrização do eleitorado ocorre de duas maneiras: por meio da revisão do eleitorado obrigatória (atualmente em curso em 50 cidades do estado), onde o eleitor é obrigado a atualizar seu cadastro perante a Justiça Eleitoral, e consequentemente cadastra sua biometria, e por meio do cadastramento biométrico ordinário, que ocorre nos demais municípios, onde o eleitor pode comparecer espontaneamente no Cartório Eleitoral da sua cidade para atualizar seus dados e coletar a biometria.

A biometria é uma tecnologia adotada pela Justiça Eleitoral que permite identificar o cidadão, de modo seguro e eficaz, por meio das impressões digitais, da fotografia e de sua assinatura. No momento da votação, o reconhecimento das digitais ocorre por meio de leitor biométrico acoplado ao terminal do mesário. As digitais são únicas em cada indivíduo, o que oferece a garantia de que quem está votando é realmente o titular do voto. Assim, a biometria dá ainda mais segurança à eleição, garante a Justiça Eleitoral.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Política

Colunistas