Blumenau marcou presença na Oktoberfest alemã, pela primeira vez como convidada oficial, fortalecendo ainda mais a conexão da cidade com as raízes alemãs. O prefeito do município, Mário Hildebrandt, acompanhado do secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, e da realeza da festa, participou como convidado de honra da cerimônia de sangria do primeiro barril, do desfile oficial da festa e fez a troca de canecos entre os dois eventos.
Continua depois da publicidade
Apesar de reconhecida como a segunda maior festa alemã do mundo, a Oktoberfest Blumenau nunca havia participado de maneira oficial da festa que a inspirou, a Oktoberfest de Munique, na Alemanha.
— Foram dias de muito trabalho e estamos muito felizes com o retorno, o reconhecimento que recebemos e como fomos tratados, por toda a equipe de organização da Oktoberfest de Munique. Sem dúvidas mais uma relação importante de parceria criada, unindo agora oficialmente as duas maiores festas alemãs do mundo — destacou Hildebrandt.
Cerimônia de abertura
Tradicionalmente, a abertura da festa em Munique acontece com a sangria do primeiro barril, sempre às 12h do dia inicial da celebração. A sangria consiste em deixar a primeira extração do líquido preencher as mangueiras da linha, que antes continham ar, até chegar à torneira como espuma e ser então descartada, e é considerada o primeiro passo para servir um bom chope.
Na cerimônia deste ano, a organização da festa alemã reservou um espaço para convidados e autoridades. Além do prefeito de Blumenau e o secretário de Turismo, o momento contou ainda com a presença do prefeito de Munique, Dieter Reiter, e do governador da Baviera, Markus Soeder, e possibilitou boas trocas entre as autoridades.
Continua depois da publicidade
— Conversamos com eles e falamos sobre nossa festa, nossa cultura e o quanto a festa em Munique foi essencial e inspiração para o início da nossa em Blumenau. Uma troca de experiências fantástica, que vem apenas reconhecer ainda mais o trabalho que nossa equipe tem feito pelo turismo de nossa cidade e do Vale Europeu — reforçou Greuel.
Desfile oficial
O desfile em Munique acontece no primeiro domingo de festa e tem um percurso longo, de cerca de 6 quilômetros. Milhares de pessoas desfilaram no domingo, dia 17, com as ruas lotadas de moradores e visitantes que acompanharam as apresentações.
— Foi possível apreciar o desfile e ver sua riqueza em detalhes e o quão extenso ele é. Foram mais de 3 horas de desfile pelas ruas de Munique — contou o prefeito.
O desfile blumenauense, apesar de acontecer na rua XV de novembro, também enche os seus arredores de chope, música e alegria, mas é mais descontraído do que a sua inspiração.
Continua depois da publicidade
— É diferente dos nossos em Blumenau, pois mantém uma característica mais tradicional, mas realmente belíssimo, e estar nesse lugar de destaque nos deixou muito felizes — explicou Hildebrandt.
Troca de canecos
Ao final do desfile, Hildebrandt e o secretário de Turismo de Munique, Benedikt Brandmeier, trocaram os canecos oficiais das duas maiores Oktoberfests do mundo.
— Voltamos para Blumenau com o sentimento de dever cumprido, prontos para tornar realidade também a nossa 38ª Oktoberfest — ressaltou Greuel. Prefeito e secretário reforçaram o convite para que a comitiva de Munique esteja em Blumenau no mês de outubro e a previsão é que isso aconteça.
38ª Oktoberfest Blumenau
A 38ª edição da festa em Blumenau será realizada entre os dias 4 e 22 de outubro, e os ingressos já estão à venda. Com valores que variam de R$ 11 a R$ 60, podem ser adquiridos pelo site oficial da festa. A opção da meia-entrada está disponível todos os dias para menores de 18 anos, estudantes, jovens de baixa renda, professores, pessoas com deficiência, idosos com 60 anos ou mais, doadores de sangue e, claro, para quem estiver vestindo traje típico.
Continua depois da publicidade
Acesse o site da Oktoberfest Blumenau e garanta seus ingressos.
Saiba mais sobre o Estúdio NSC Branded Content e acompanhe as novidades do Negócios SC.