Não é oficial, mas em Blumenau o alemão pode ser considerado uma segunda língua. Devido à forte influência da colonização germânica, a cultura alemã é cultivada até os dias atuais. Não é difícil encontrar, inclusive entre os mais jovens, alguém que também fale o alemão.
Continua depois da publicidade
Desta forma, é possível dizer que o inglês assume a terceira posição na vida dos blumenauenses. Mas assim como no restante do país, a língua inglesa é mais um obstáculo do que um up nos currículos de Blumenau.
Pensando em corrigir essa defasagem, e tornar o alemão uma língua ainda mais própria do blumenauense, a prefeitura estabeleceu a meta de, até 2024, tornar todas as escolas municipais bilíngues. Além do português, os alunos vão poder aprender o inglês ou, no caso de alguns, melhorar o alemão.
Há ainda uma terceira opção: libras, a Linguagem Brasileira de Sinais. Para o inglês e o alemão, um edital para a contratação de professores vai ser lançado ainda para este ano.
Pelo projeto do município, no ensino bilíngue, os conteúdos das diversas disciplinas são ensinados simultaneamente por meio das línguas adicionais (Alemão, Inglês ou Libras). Os pedagogos e profissionais de língua adicional trabalham em suas especificidades na sala de aula.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Educação e o Conselho Estadual de Educação, o município tem autonomia para criar sua Política Pública. O Ensino Bilíngue é uma Política Pública Híbrida da Rede Municipal de Ensino de Blumenau que possui documentos que normatizam e amparam o projeto que está sendo desenvolvido e que se pretende ampliar para as demais Unidades Escolares.
Só unidades escolares, a rede municipal de Blumenau conta com 46 escolas que atendem quase 23 mil alunos. Atualmente, para o ensino bilíngue, o município conta com duas professoras pedagogas, uma professora de língua alemã e uma de língua inglesa.
Em 2020, o Ensino Bilíngue será ampliado para mais nove escolas que terão esta organização de ensino. Serão 24 pedagogas, duas professoras de alemão, 11 professoras de língua inglesa, dois instrutores e dois intérpretes de LIBRAS. Para o alemão e o inglês, será lançado um edital para a contratação de professores ainda este ano. Para tornar as 46 Instituições Bilíngues, serão necessários, aproximadamente, 60 profissionais, até 2024.