nsc
santa

Alerta

Blumenau registra o primeiro caso de sarampo de 2020

É apenas a segunda ocorrência da doença na cidade desde 2003

31/01/2020 - 10h51

Compartilhe

Augusto
Por Augusto Ittner
Imunização contra a doença.
Imunização contra a doença.
(Foto: )

Blumenau registrou nesta semana o primeiro caso de sarampo na cidade em 2020. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o paciente é um jovem de 24 anos que esteve no Litoral do Estado e teve contato com uma pessoa que também contraiu a doença.

O homem recebeu tratamento, foi orientado, não teve de ser internado, e passa bem. Esse é apenas o segundo caso de sarampo na cidade em três meses. Em novembro do ano passado, uma mulher de 26 anos também foi diagnosticada com a doença. Ela havia participado de um evento de música na região alguns dias antes.

Desde 2003, esses foram os dois únicos casos no município. Eles são considerados importados, já que o contágio não foi feito em Blumenau. O último caso de transmissão ocorrida dentro da cidade é de 1997.

Vacinação

A vacina contra o sarampo está disponível nas salas de vacinação do município durante todo o ano, seguindo o calendário vacinal.

Crianças entre 6 e 11 meses precisam tomar a dose zero e depois repetir a vacina ao 12 e aos 15 meses; até 29 anos é necessário ter duas doses contra o sarampo registradas na carteira de vacinação; e de 30 a 49 anos, uma dose.

Este ano, a Vigilância Epidemiológica já recebeu 2.721 doses enviadas pelo governo do Estado e as equipes das unidades de saúde já aplicaram 2.417.Em 2019 foram aplicadas mais de 30 mil doses da imunização contra o sarampo em Blumenau.

Sintomas

Os principais sintomas do sarampo são febre, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Saúde

Colunistas