O Sesc Blumenau recebe hoje a escritora blumenauense Rosane Magaly Martins para um seminário em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Além do lançamento de seu mais novo livro, Do Fel ao Fio: Duas Décadas do Olhar Feminino Sobre o Feminino, serão abordados temas relacionados ao universo feminino, como as mudanças ocorridas nos últimos 20 anos, o surgimento da nova moderna mulher e será discutida a possibilidade de trabalhar os poemas dentro da sala de aula, inclusive nas questões de gênero. Dia 29, a conversa com a escritora será na Livraria Catarinense do Shopping Neumarkt, às 19h.

Continua depois da publicidade

– A escolha para o lançamento no Dia Internacional da Mulher foi intencional, pois meu livro e minha literatura são femininos – completa ela.

A obra Do Fel ao Fio reúne, em 172 páginas, dois outros livros de poema da autora – Fel do Cio, de 1989, e Por um Fio, de 2011 – e o próprio Do Fel ao Fio, que é uma contextualização histórica e fotográfica da trajetória de Rosane desde a adolescência até a idade adulta. Ela conta, na parte final do livro, os primeiros trabalhos que fez, a formação acadêmica como advogada, as festas, as músicas e, principalmente, as lutas da década de 1980 e início de 1990, entre elas, a liberdade política e sexual.

A advogada-escritora ainda reuniu depoimentos de escritores, jornalistas e artistas de várias áreas sobre o seu trabalho literário e anexou diversos recortes de jornais e revistas, inclusive com fotos, que documentam a movimentação naquelas décadas que, segundo Rosane, não podem ser chamada de Décadas Perdidas, como descrevem alguns historiadores.

Dificuldade que as pessoas leiam

Continua depois da publicidade

Sobre a vida de escritora, ela afirma que não dá pra viver de literatura. Segundo ela, na década de 1980, o desafio era conseguir editar e imprimir um livro, e hoje, é fazer com que as pessoas leiam. Para os escritores, ainda há leis de incentivo, que estimulam as publicações.

– Há uma produção forte de literatura no Vale do Itajaí, no Norte do Estado e também na Capital. Muitos livros, mas poucos escritores de repercussão, não por falta de conteúdo ou qualidade, mas por falta de criar um mercado editorial.

Do Fel ao Fio: Duas Décadas do Olhar Feminino Sobre o Feminino – no Sesc Blumenau, Rua Amadeu da Luz, 165, Centro, em Blumenau. Entrada gratuita. Hoje, 19h. Na Livraria Catarinense do Shopping Neumarkt, Rua 7 de Setembro, 1213, Centro, em Blumenau. Entrada gratuita. Em 29 de março, às 19h.