nsc
an

Aniversário

Bolshoi comemora 15 anos em Joinville com apresentações de O Quebra-Nozes e Don Quixote em março

Ingressos para as duas apresentações estarão à venda a partir de 23 de fevereiro

11/02/2015 - 06h48 - Atualizada em: 12/02/2015 - 05h40

Compartilhe

Por Redação NSC
O espetáculo "O Quebra-nozes" estreou em novembro de 2014
O espetáculo "O Quebra-nozes" estreou em novembro de 2014
(Foto: )

Em 15 de março de 2015, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil celebra os 15 anos da inauguração da única filial da escola do balé fora da Rússia. Nesta noite, seus alunos e bailarinos apresentarão o espetáculo mais grandioso já montado pela instituição de Joinville: O Quebra-nozes. Na noite seguinte, outro sucesso do Bolshoi Brasil volta aos palcos: a Grande Suite do Balé Don Quixote.

As duas obras clássicas terão a participação especial de solistas russos do Teatro Bolshoi e de ex- alunos que atualmente brilham em companhias de dança do Brasil e exterior.

Além dos espetáculos, nesta data o contrato com o Teatro Bolshoi de Moscou será renovado e as atividades culturais entre o Brasil e a Rússia, elo cultural, serão preservadas por mais quatro anos.

Os ingressos para as duas noites - as apresentações ocorrem no Centreventos Cau Hansen às 20 horas - estarão à venda a partir de 23 de fevereiro pelo site Ticket Center e na recepção da escola, que fica anexo ao Centreventos, na avenida José Vieira, 315. Os valores dos ingressos ainda não foram divulgados.

O Quebra-nozes

O Quebra-nozes da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil tem remontagem do mestre russo Vladimir Vasiliev. Sua estreia ocorreu em novembro de 2014.

Cerca de 80 bailarinos, professores e alunos da instituição sobem ao palco para encenar a festa natalina. Os personagens da história ganham vida e movimento por meio da linguagem do balé clássico e o cenário, com projeção mapeada, completa essa temática fascinante, fazendo com que as imagens entrem em sintonia com a coreografia. O balé resgata em muitas pessoas o espírito sonhador e aventureiro de uma eterna criança.

Confira 10 motivos para não perder O Quebra-nozes da Escola Bolshoi

Grande Suíte do Balé Don Quixote

Don Quixote é um balé com teatralidade e de música vibrante, no qual o público vive as emoções da obra como se fosse um dos personagens. A versão coreográfica apresentada pela Escola Bolshoi, montada originalmente em 2007, também foi resultado do trabalho do bailarino e coreógrafo russo, Vladimir Vasiliev, eleito "bailarino do século" pela UNESCO.

No Festival de Dança de Joinville de 2008, os solistas do Ballet Bolshoi da Rússia Natalia Osipova e Andrey Bolotin dançaram a Grande Suíte Don Quixote no Centreventos Cau Hansen ao lado de alunos da Escola Bolshoi. Ela também foi apresentada nos dez anos do Bolshoi Brasil.

O balé conta a história de amor de Kitri e Basílio. Heroísmo e ilusão, com traços hispânicos marcantes envolvem a trama. Don Quixote, nobre cavalheiro, e Sancho Panza, seu fiel escudeiro, ajudam os heróis apaixonados Kitri e Basílio a viver essa história que tem um final festivo em Barcelona.

Colunistas