nsc
    dc

    Tecnologia

    Bombeiros de SC compram socorrista automático Lucas-3

    Sistema de Compressão Torácica Lucas 3 funciona como um “socorrista adicional automático”, permitindo que os demais profissionais se concentrem em outras atividades essenciais para salvar o paciente

    03/01/2021 - 07h00

    Compartilhe

    Por Fabrício Vitorino
    Imagem do Lucas 3
    Imagem do Lucas 3
    (Foto: )

    O Compressor Torácico Automático LUCAS-3 vai equipar o helicóptero Arcanjo-01, do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros de SC. O “socorrista automático” vai ajudar a melhorar os atendimentos em Florianópolis e região. Aliás, a corporação catarinense é uma das poucas brasileiras a possuir o equipamento.

    > Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

    O Sistema de Compressão Torácica Lucas 3 funciona como um “socorrista adicional automático”, permitindo que os demais profissionais se concentrem em outras atividades essenciais para salvar o paciente. O equipamento foi testado e aprovado pelo Arcanjo-03, de Blumenau.

    Desenvolvido e fabricado pela Jolife AB em Lund, da Suécia, o dispositivo não requer ajustes manuais e calcula automaticamente a forma, tamanho e resistência do peito da vítima.

    > Plataforma tem mais de 550 vagas em tecnologia com salários de até R$ 15 mil

    – Com esse compressor é possível fazer a reanimação cardiopulmonar com a aeronave em voo. Antes precisávamos posar para fazer esse procedimento – afirmou o coordenador de transporte aéreo da Casa Militar, tenente-coronel George de Vargas Ferreira.

    Só na pesquisa, foram 13 editais, com investimento de quase R$ 15 milhões. O mais aguardado deles é o Programa de Pesquisa Universal, que não tinha novas edições desde 2014. A fundação recebeu recorde de projetos submetidos, chegando a 1.100, número bem acima da edição anterior, com 750.

    > 2020: um ano de desafios e superação para o setor de tecnologia catarinense

    Fapesc lança recorde de editais em 2020

    Em 2020, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) lançou o recorde de 34 editais. O número é mais de três vezes superior à média dos anos anteriores. Até então, 2019 contava com a maior quantidade de editais. Curiosamente, a Fapesc chegou a 19 chamadas públicas no ano passado, mais que o dobro dos anos anteriores, que mantinham a média anual de oito ou nove.

    > 2020 o ano da adaptação, 2021 o ano do crescimento

    Golpe no WhatsApp: fique atento

    São tantos golpes no WhatsApp que está ficando chato. Mas precaução nunca é demais, né? Cuidado ao clicar em links na plataforma e nunca, nunca, nunca mande códigos que você receber (seja por SMS ou qualquer outra app).

    > Saiba como se proteger do golpe do Whatsapp, crime virtual que tem feito vítimas em SC

    > Golpe do WhatsApp: como ativar a segurança em duas etapas para ficar seguro

    Vale lembrar: os grupos de WhatsApp do Santa, do AN e do NSC Total são somente para distribuir conteúdo. Não abordamos ninguém, não pedimos códigos nem enviamos links. Se alguém te contatou oferecendo algum grupo nosso, bloqueie na hora. Provavelmente, é o número de alguém que foi hackeado.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas