nsc
    santa

    PARA SALVAR VIDAS

    Bombeiros e Samu participam em Blumenau de treinamento para a Operação Veraneio

    Rapel, sobrevivência na água e resgate de vítimas de afogamentos são algumas das situações treinadas pelos profissionais

    20/11/2018 - 09h21 - Atualizada em: 20/11/2018 - 09h25

    Compartilhe

    Redação
    Por Redação Santa
    (Foto: )

    Cerca de 30 profissionais, entre bombeiros militares, médicos e enfermeiros do Samu – todos integrantes do Batalhão de Operações Aéreas – participam desde segunda-feira em Blumenau de um treinamento visando a Operação Veraneio. O evento tem o objetivo de aperfeiçoar as técnicas que são utilizadas no serviço de resgate aeromédico. Todos são especialistas em cada uma das atividades, mas têm o objetivo de aprimorá-las nas atividades teóricas e práticas que estão sendo executadas.

    O major Pratts, do Corpo de Bombeiros de Blumenau, explica que fazer esse tipo de treinamento é essencial, já que alguns tipos de resgate não são recorrentes na prática para muitos dos profissionais que integram o Batalhão de Operações Aéreas. É o caso, por exemplo, de resgate de vítimas no mar. Em alguns casos, há equipes que só neste ano resgataram quatro pessoas em situação de afogamento, enquanto outras não foram deslocadas para esse tipo de ocorrência. Manter as técnicas em dia para quando for necessário é o essencial.

    – A gente procura aproximar o máximo possível da vida real, dos pontos críticos, e de situações que encontramos. O treinamento é feito em situações controladas, mas sabemos que a prática não é assim. Coisas que parecem simples, como o vento, podem atrapalhar no caso de um resgate – explica o major Pratts.

    O treinamento de operações aéreas ocorre anualmente e engloba até mesmo trabalhos teóricos, como os que envolvem segurança operacional. Mas os práticos, como rapel, técnicas de sobrevivência em caso de queda da aeronave, desembarque e embarque a baixa altura, entre outros, é que acabam tendo mais influência no trabalho das equipes.

    – É um trabalho de extrema importância tanto para o profissional, que vai estar preparado para as situações que vierem a ocorrer, quanto para a vítima, que receberá o atendimento de alguém capacitado para a situação – finaliza Pratts.

    Os treinamentos com profissionais do Corpo de Bombeiros e do Samu se estendem até sexta-feira e ocorrem no Aeroporto Regional de Blumenau, no 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros, na Praia da Atalaia, em Itajaí, e na Prainha, em Blumenau.

    ­Treinamento engloba Bombeiros e Samu.
    ­Treinamento engloba Bombeiros e Samu.
    (Foto: )

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas