nsc

publicidade

Redes sociais

Botão do Facebook vai mostrar critérios para escolha do que aparece no feed 

Ferramenta "Por que estou vendo essa publicação?" explicará como as interações passadas do usuário impactam o ranking das publicações  

02/04/2019 - 13h29 - Atualizada em: 02/04/2019 - 13h39

Compartilhe

Por Folhapress
O recurso irá detalhar algumas das interações que levam o algoritmo a chegar a sua conclusão.
(Foto: )

O Facebook anunciou nesta segunda-feira (1°) uma nova ferramenta que promete mostrar para o usuário por quais razões determinados posts aparecem em seu feed de notícias. É a primeira vez que a rede revela, em parte, como funciona o seu algoritmo.

A ferramenta “Por que estou vendo essa publicação?” explicará como as interações passadas do usuário impactam o ranking das publicações no feed de notícias

Tech SC: fique por dentro do universo da tecnologia em Santa Catarina​

— A coisa básica que essa ferramenta faz é permitir que as pessoas vejam por que estão vendo um post específico em seu feed de notícias, e isso ajuda a acessar as opções de ações que elas podem tomar se quiserem mudar isso — disse John Hegeman, executivo do Facebook responsável pelo serviço.

Após uma série de escândalos de privacidade, o Facebook precisa reconquistar a confiança dos usuários, enquanto se prepara para lançar um único serviço de mensagens que combina os chats do Facebook, WhatsApp e Instagram, que pode torná-lo ainda mais importante para a comunicação dos usuários.

O novo recurso do feed de notícias mostrará aos usuários os dados que os conectam a um tipo específico de postagem, disse Hegeman. A rede vai mostrar, por exemplo, que eles são amigos de quem postou e que deram mais likes em seus posts do que outros, comentaram com frequência neste tipo de postagem antes, ou que a postagem é popular entre usuários com os mesmos interesses.

O recurso irá detalhar algumas das interações que levam o algoritmo a chegar a sua conclusão, disse. A nova ferramenta não vai mostrar todos os milhares de dados que influenciam a decisão.

— Nós tentamos nos concentrar nos dados que são mais importantes e desempenhar o papel principal no que faz com que as pessoas vejam um post ou não — disse Hegeman.

— Não achamos que isso vai resolver tudo sobre o tema da transparência, mas achamos que esse é um passo importante.

Além do botão “Por que estou vendo isso?”, o Facebook também afirmou que atalhos como “ver primeiro, deixar de seguir, preferências do feed e atalhos para privacidade” vão ficar mais visíveis. A ideia é que o usuário tenha mais controle sobre o que aparece primeiro para ele.

A companhia também anunciou novidades na função “Por estou vendo esse anúncio?” que vai passar a dar detalhes como quando um anunciante usou uma informação ou se ele trabalhou com outro parceiro para rodar o anúncio.

Deixe seu comentário:

publicidade