Numa sessão sem negócios em Wall Street devido ao feriado do Dia da Independência dos Estados Unidos, a Bolsa de São Paulo (Bovespa) registrou alta de 1,6%, interrompendo quatro jornadas com desempenho negativo. O Ibovespa fechou com 45.763 pontos, o que representa perdas de 3,57% no mês e de 24,92% ao longo do ano.
Continua depois da publicidade
Essa reação refletiu a melhora de ânimo nos pregões europeus, que consolidaram acentuados ganhos após o Bando da Inglaterra e o Banco Central Europeu indicarem, separadamente, a manutenção por mais tempo da política monetária focada nos estímulos financeiros. A recuperação foi lideradas pelas ações ordinários da OGX Petróleo, que disparam 18% após perderam mais da metade do seu valor em três pregões. Com maior peso no índice, os papéis da Vale subiram mais de 4%.
A moeda da União Europeia enfraqueceu diante do dólar, sendo negociada pouco acima de US$ 1,29. No Brasil, o dólar contrariou a tendência no Exterior, sendo negociado com baixa de 0,52% no mercado à vista, no qual fechou a R$ 2,2570. O Banco Central (BC) permaneceu fora do câmbio.