nsc
    dc

    É hora do check-up

    Brasil poderá ter quase 70 mil novos casos de câncer de próstata em 2014

    No Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, entenda o que é a glândula e como protegê-la

    17/11/2014 - 15h22 - Atualizada em: 18/11/2014 - 11h13

    Compartilhe

    Por Redação NSC
    (Foto: )

    Brasileiros que chegam aos 50 anos devem ficar atentos à prevenção do câncer de próstata, mas não estão dando a devida atenção ao tema. Foi o que revelou uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia. A população masculina entre 50 e 70 anos já soma 30,6 milhões, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). E são os homens dessa faixa etária que formam o grupo de risco a desenvolver câncer de próstata.

    - Somente em 2014, o Brasil poderá ter 69 mil novos casos. Esse número tem crescido a cada ano. O problema é que o homem brasileiro não busca informação ou não quer falar sobre o problema e quando procura um médico já está em estágio avançado da doença - aponta Fernando Maluf, oncologista do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

    Saiba como funciona o exame de toque em homens

    Prevenção contra o câncer de próstata é também preservar a performance sexual

    No sul e sudeste, estimam-se mais de 12 mil vítimas da doença.

    - Essas duas regiões são as mais populosas do país, mas também há suspeitas de que a dieta comum e o aumento da obesidade sejam responsáveis por esse número crescente de casos - diz o médico.

    Por isso, quem chega aos 50 deve colocar como tarefa obrigatória o check-up da saúde. Exame de toque, de sangue, colesterol, pressão e glicose têm que estar na lista para que seja feito um rastreamento apurado de diferentes tipos de doença.

    - Um em cada seis homens pode ter câncer de próstata. Esse é um número preocupante - destaca Maluf.

    O oncologista lista os sintomas de quem o câncer pode ter chegado à glândula: aumento da próstata, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e jatos de urina menos potentes.

    - Exercícios, dieta adequada e exames anuais depois dos 50 são fundamentais para tratar o câncer de próstata precocemente.

    Confira cinco curiosidades sobre a próstata

    1. É uma glândula exclusiva do sistema genital masculino localizada abaixo da bexiga.

    2. Produz substâncias que tornam o sêmen mais fluido, o que facilita o deslocamento dos espermatozóides.

    3. A próstata aumenta de tamanho em cerca de 90% dos homens adultos com mais de 40 anos, mas de forma benigna.

    4. Não é possível fazer auto-exame de próstata. O exame de toque retal deve ser feito por um urologista e dura, no máximo, dois minutos.

    5. O exame de sangue antígeno prostático específico (PSA) é complementar, mas não consegue diagnosticar sozinho qualquer problema com a glândula. Esse exame mede uma proteína que só a próstata produz e que se eleva consideravelmente nos casos de câncer.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas