O Ironman Brasil 2019 promete ser muito disputado em Florianópolis, com participação forte de brasileiros na categoria de elite, neste domingo. São 30 competidores na principal categoria do triatlo de resistência, sendo 25 no masculino e cinco no feminino. Nomes fortes no circuito internacional estão confirmados e prometem boas disputas pelo topo do pódio. Esta é a 19ª edição do evento, que tem a base em Jurerê Internacional.
Continua depois da publicidade
O Brasil terá alguns de seus melhores nomes em provas de longa distância. O favorito é Igor Amorelli. Mineiro de nascimento acolhido por Santa Catarina ainda jovem, ele é campeão do Ironman Brasil em 2014 e vice no ano passado, além do bicampeonato do Ironman 70.3 Florianópolis, em 2018 e este ano Outro brasileiro que briga pelo título é paranaense Guilherme Manocchio, campeão do Ironman Dinamarca em 2015, e o mineiro Thiago Vinhal, terceiro colocado no ano passado e melhor brasileiro na história do Mundial de Ironman, em Kona, com o 13º lugar na edição de 2017.
Contra eles e outros brasileiros, estão os norte-americanos Andrew Potts, campeão pan-americano no Rio de Janeiro e do Mundial Ironman 70.3, ambos em 2007, também seis vezes top 10 no Mundial de Ironman, e Justin Metzler, terceiro no Ironman 70.3 Bariloche deste ano. Outro forte concorrente é o francês Cyril Viennot, campeão mundial de longa distância em 2015 e do Ironman Dinamarca do ano passado. Outro entre os favoritos é o dinamarquês Mikkel Mortensen, prata no Mundial Ironman Kona na categoria 25 a 29 anos.
No feminino são quatro brasileiras contra uma canadense. A estrangeira é a canadense Jennifer Lentzke, que tem como resultado mais expressivo o quinto lugar no Ironman de seu país em 2015. Entre as locais, Pâmella Oliveira está bem cotada. Ela venceu as duas últimas edições do 70.3 em Florianópolis. Com ela estarão Bruna Mahn, terceira colocada e melhor brasileira na edição do ano passado, Gisele Bertucci e Julia Kruger Romariz.
O Ironman Brasil 2019, em Florianópolis, consiste em 3,8 km de natação, 180,2 km de ciclismo e 42,2 km de corrida, com base no P12, em Jurerê Internacional. A largada será às 6h45min para a elite masculina, largando a elite feminino cinco minutos depois. Os mais de 1,5 mil competidores inscritos começam a largar a partir das 7h, conforme faixa etária, e o tempo limite de conclusão de 17 horas. Vale destacar que o Ironman Brasil classifica atletas da elite e faixas etárias para o Mundial, no mês de outubro, em Kona, no Havaí.
Continua depois da publicidade