nsc
santa

Chuva

Brusque decreta situação de emergência após temporal que atingiu a cidade

Chuva da última quarta-feira (9) deixou quase 300 pessoas desalojadas no município

10/06/2021 - 19h18 - Atualizada em: 11/06/2021 - 07h07

Compartilhe

Talita
Por Talita Catie
Alguns pontos da cidade ficaram completamente alagados
Alguns pontos da cidade ficaram completamente alagados
(Foto: )

Brusque decretou situação de emergência após o temporal que atingiu a cidade na quarta-feira (9). O documento foi assinado pelo prefeito Ari Vequi na tarde desta quinta (10) e deve vigorar por 180 dias.

Na prática, é um procedimento burocrático necessário para o município ter acesso mais fácil a recursos públicos voltados à recuperação dos estragos. Isso também permite ao governo contratar serviços sem fazer licitação, o que costuma demorar.

> Receba todas as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp

Brusque registrou 96,5 milímetros de chuva num intervalo de 12 horas. A água invadiu residências, provocou desmoronamentos e danificou pontes. De acordo com a Defesa Civil municipal, 276 precisaram sair de casa por causa do temporal. 

Os estragos

Os prejuízos com imóveis alagados e estruturas públicas afetadas ainda está sendo elaborado pela prefeitura, mas foram ao menos duas creches, dois postos de saúde e uma escola. 

A maioria das ocorrências foi registrada nos bairros Limeira, Poço Fundo, Volta Grande, Paquetá, Primeiro de Maio e Guarani. 

Um dos casos mais graves aconteceu quando a chuva já tinha parado. Uma ponte desabou justamente quando uma idosa passava pela estrutura, como mostra um vídeo. A mulher foi socorrida pela comunidade e sofreu apenas escoriações.

A rede de água responsável pelo abastecimento dos moradores dos bairros Guarani e Rio Branco foi danifica quando a ponte desabou. Durante cerca de 30 horas, equipes trabalharam no reparo paliativo das tubulações, que ficou pronto no fim desta tarde.

A solução definitiva só virá quando uma nova ponte for erguida, o que ainda não tem data para ocorrer. A ideia da prefeitura, neste momento, é pedir ao governo do Estado um kit ponte para restabelecer tráfego na Ponte Prefeito Antônio Heil.

Equipes levaram cerca de 30 horas para conseguir restabelecer rede de água
Equipes levaram cerca de 30 horas para conseguir restabelecer rede de água
(Foto: )

Leia também

> Novo ar seco e frio influencia o tempo em SC a partir desta sexta-feira

> Fotos mostram resgate dramático de moradores de Camboriú durante enxurrada

> Chuva em Florianópolis causa longas filas no trânsito e ruas alagadas; acompanhe

Colunistas