A pintura ainda nova e a pista recém-pavimentada do binário do Vila Nova vieram abaixo por causa de um vazamento na adutora instalada debaixo da via, terça à tarde, na zona Oeste de Joinville.

Continua depois da publicidade

O resultado foi uma cena improvável para uma obra inaugurada no domingo: dois enormes buracos se formaram em frente ao acesso à rua Dante Nazato. Houve vazamento na área afetada, mas o fluxo de água foi cortado pela Companhia Águas de Joinville.

A desfiguração do asfalto novo ficou completa após o início dos trabalhos de reparo da adutora. Foi preciso retirar o restante da camada asfáltica para identificar o problema e providenciar o conserto. Segundo a Águas de Joinville, a tubulação acabou danificada por uma pedra durante os trabalhos de implantação do binário.

Como não havia distribuição de água naquele trecho, o dano só foi percebido quando começaram os testes e procedimentos de limpeza da rede, iniciados na segunda. Trata-se da nova adutora do Piraí, que abrange o trajeto entre a estrada Blumenau e a rua 15 de Novembro.

Continua depois da publicidade

Apesar de ainda inativa, a adutora recebeu água para que os técnicos também pudessem se certificar de que a rede estava intacta – o que não aconteceu. Conforme a companhia, os reparos na adutora foram concluídos no fim da tarde e nenhum outro problema na região foi identificado até o começo da noite de terça-feira.

Só que o remendo no asfalto ficou pendente porque a Águas de Joinville não tem maquinário próprio para o trabalho. Assim, a pavimentação deverá ser providenciada hoje por uma empresa prestadora do serviço. O buraco foi preenchido com saibro e a área no entorno, sinalizada com cones, sem maior prejuízo ao trânsito.

Os transtornos no binário não alteram o cronograma de operação da nova adutora do Piraí, prevista para entrar em funcionamento no dia 21. Orçada em cerca de R$ 30 milhões, a adutora dará vazão a 500 litros de água por segundo, abastecendo 200 mil moradores das zonas Sul e Oeste de Joinville.

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total