Os dias de fome e sede acabaram para 25 cães e quatro gatos que moravam num sítio na localidade de Garibaldi, em Jaraguá do Sul. Os animais foram resgatados na tarde de segunda-feira por voluntários da Associação Protetora dos Animais (Ajapra) e da Ong Focinhos Carentes, após uma denúncia. Eles estão se recuperando em clínicas veterinárias e estão à espera de um novo lar, onde recebam cuidado e carinho.

Continua depois da publicidade

Os bichos eram mantidos num galpão onde antes funcionava uma granja, sem estrutura e higiene. A presidente da Ajapra, Maria de Lourdes Pellense, conta que eles estavam sem comida e alguns tinham potes com água suja. Além disso, estavam amarrados a correntes curtas e não podiam se movimentar. Cinco cachorros tinham problemas de pele. Vários deles, além de um bezerro, apresentavam sinais de desnutrição.

De acordo com Maria de Lourdes, os casos mais graves eram de uma cadela com um tumor na barriga e de um cão com ferimentos nos olhos, que devem passar por cirurgia. Maria de Lourdes conta que, apesar do abandono, todos os animais são extremamente dóceis. Os dois cães machucados estão no Consultório Veterinário Amizade, o bezerro na Clínica Veterinária Duhan Tamy´s e os outros no Pet Shop Cães e Mimos.

No sítio vivem um casal e dois filhos. Na segunda-feira, o casal foi levado à delegacia da comarca pela Polícia Militar e vai responder em liberdade pelo crime de maus tratos. Maria de Lourdes comenta que o problema é comum na cidade. Só a Ajapra recebe cerca de dez denúncias por mês. A entidade não tem sede própria e os animais recolhidos das ruas vão para lares temporários e ficam disponíveis para adoção.

Continua depois da publicidade

Também é possível ver fotos de animais disponibilizados para adoção no site www.ajapra.org.br ou nas páginas do facebook da Ajapra ou do grupo Focinhos Carentes.