publicidade

Sabor Catarina

Caloria das carnes: veja qual escolher para arrasar na dieta

Filé de frango grelhado nem sempre é a opção mais leve; carne suína é 30% menos calórica que outras proteínas

31/07/2019 - 16h11 - Atualizada em: 19/08/2019 - 14h45

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Bisteca suína tem apenas 137,7 calorias a cada 100 gramas
Bisteca suína tem apenas 137,7 calorias a cada 100 gramas
(Foto: )

Uma das principais preocupações de quem segue dietas rigorosas é a quantidade de calorias consumida diariamente. De acordo com o Ministério da Saúde, 2000 kcal/dia é o valor recomendado para um adulto se manter saudável. Entretanto, calcular quantos gramas de proteína deve ser ingerido permite determinar o que funciona melhor.

Conheça mais sobre o Agro que alimenta nosso Estado

De maneira geral, as carnes correspondem a uma lógica simples: 1 grama = 4 calorias. Porém, de acordo com a nutricionista Carol Bandeira, o corte e o preparo das carnes influência nessa proporção.

— Ao usarmos fritura em óleos vegetais ou em gordura animal, o alimento aumenta bastante essa quantidade de calorias— enfatiza.

Para equilibrar essa balança calórica, Carol indica utilizar temperos naturais no preparo das carnes, como alho, cebola, pimenta, cebolinha, tomilho e alecrim.

— É importante usar o sal com parcimônia, evitando também os temperos industrializados, que contém bastante sódio, e alguns que também tem muita gordura na sua composição — destaca a especialista.

Carnes magras

A orientação para quem busca diminuir a ingestão de calorias na dieta é buscar carnes magras para compor o cardápio. Entretanto, é comum cometermos um erro: a maioria das pessoas preocupadas com a alimentação troca a carne suína por um filé de frango na hora do almoço.

— A carne suína é uma das mais saudáveis, e chega a ter cerca de 30% menos calorias que outras proteínas. Além de ser uma ótima fonte de vitamina B1, que ajuda no metabolismo — comenta a nutricionista.

Outra indicação é se preocupar com o preparo e preferir carnes assadas, cozidas ou grelhadas. O filé de frango grelhado, por exemplo, tem cerca de 180 calorias em 100 gramas, a mesma média encontrada nessa quantidade de lombo suíno assado.

Tabela calórica: veja a quantidade de caloria presente em cada corte de carne

Tabela de indicação calórica por proteína
Tabela de indicação calórica por proteína
(Foto: )

Conteúdo patrocinado pelo Icasa e produzido pelo Estúdio NSC Branded Content.

Deixe seu comentário:

publicidade