nsc

publicidade

Sul do Estado

Campeonato de surfe em Laguna terá ações de meio ambiente e homenagem aos botos pescadores 

Primeira etapa do Circuito The Legends Vida Marinha será neste fim de semana com a presença de ex-integrantes da elite do esporte no mundo

24/05/2019 - 14h43 - Atualizada em: 03/09/2019 - 23h10

Compartilhe

Por Priscila Araújo
Camp
Programação foca no esporte na sustentabilidade

Sábado (25) e domingo (26) acontece a primeira etapa (de quatro) do The Legends Vida Marinha 2019, em Laguna, Sul do Estado. Além da competição o evento vai homenagear grandes nomes do surfe e os botos que são parceiros dos pescadores da região e ajudam na captura dos peixes.

Desde 2017, 25 de maio é considerado o Dia Estadual da Preservação do Boto Pescador, por isso a partir das 14h haverá ação de conscientização pela preservação do Boto Pescador de Laguna e também da pesca colaborativa da tainha. Além da doação de mudas de árvores nativas.

A inciativa tem apoio da Associação de Surf de Laguna (ASL) e os resíduos gerados pelo circuito serão recolhidos em um mutirão de limpeza e analisados por uma empresa que transforma 100% do material em produtos reutilizáveis.

No domingo terá uma palestra explicando como funciona esse processo. Grandes nomes do surfe mundial estarão presentes. Ex-profissionais de oito Estados, com mais de 35 anos de idade irão participar. O campeonato somará pontos para o ranking do Circuito Brasileiro Pro/Master da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) e terá R$ 10 mil como premiação em cada etapa.

As categorias que concorrerão são Gran Master (acima dos 40 anos), Kahuna (acima de 45) e Gran Kahuna (acima de 50). Alguns nomes já confirmaram presença, como: Jojó de Olivença (bicampeão Brasileiro Abrasp), Ivan Junckes (bicampeão catarinense Pro), Carlos Santos (campeão estadual Pro e campeão mundial Master), Saulo Lyra (campeão catarinense Pro) e Bilo Wetter (campeão estadual Pro).

Além deles, ex-integrantes da Liga Mundial de Surfe (WSL) também participarão do evento, como Fabio Gouveia e Rodrigo “Pedra” Dorneles.

— O nosso evento da categoria dos Masters tem muito espírito amistoso, o espírito que rolava na década de 1980 e 1990 é bem diferente do que rola hoje na esfera profissional, e nós mantemos vivo este espírito de puro feeling, essência do surfe, então eu espero que a gente possa reviver este clima de amizade, confraternização, rever os amigos. É uma festa tudo isso! — disse Jojó.

Haverá transmissão ao vivo pelo link: http://surfpro.com.br/2019/legends/01/indexlgd.htm

Previsão das ondas

No primeiro dia do evento a previsão para a manhã é de ondulação Sul/Sudeste com 1,6 metro de tamanho e intervalo que pode variar entre 10 e 12 segundos. Tudo indica que o vento será forte na primeira parte do dia e com direção Sul (terral). Assim como ele as ondas têm chance de perderam força ao longo do sábado.

No primeiro dia do evento a previsão para a manhã é de ondulação sul/sudeste com 1,6 metro de tamanho e intervalo que pode variar entre 10 e 12 segundos. Tudo indica que o vento será forte na primeira parte do dia e com direção Sul (terral). Assim como ele as ondas têm chance de perderam força ao longo do sábado.

— As expectativas para as ondas são as melhores possíveis, alucinantes! A previsão é que role na frente da sede da ASL (entre os Molhes e o Posto 1) ondas de 1 metro a 1,5 metro alucinantes. A bancada está ótima no momento, ondas abrindo para os dois lados, bem tubulares, fortes e com pressão. As expectativas para este swell são as melhores possíveis — afirma o presidente da ASL, Maurilio Kfouri Neto.

No domingo, é provável que a ondulação tenha mais influência de Leste, e o período de ocorrer de oito a 12 segundos. O vento passará a soprar fraco do quadrante Norte (maral), podendo prejudicar um pouco a formação. Segundo Neto, “as ondas perdem força, porém se manterão com constância”.

A previsão do tempo indica Sol para a região, sem chance de chuva no fim de semana. Por volta das 17h30min de sábado, no encerramento do primeiro dia campeonato, acontecerão dois shows, de duas bandas, que tocarão alguns ritmos como forró, surf music, rock e punk. As próximas etapas serão em 27 e 28 de julho (Garopaba); 19 e 20 de outubro (São Francisco do Sul) e 14 e 15 de dezembro (Florianópolis).

Inscrições

Quem tiver interesse em participar podem solicitar o regulamento da competição por meio do e-mail fredleiteh@gmail.com ou pelo WhatsApp (48) 999511571.

Confira as fotos:

botos
(Foto: )

botos
(Foto: )

botos
(Foto: )

botos
(Foto: )

botos
(Foto: )

Deixe seu comentário:

publicidade