nsc

publicidade

Sabor Catarina apresenta

Canjica Salgada? Saiba como preparar essa delícia 

Não só de canjica doce é feita a culinária brasileira, a canjica salgada vem fazendo sucesso por aqui

23/09/2019 - 18h41

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
A canjica salgada vem fazendo sucesso por aqui
(Foto: )

Você pode estar acostumado a comer canjica doce em festas juninas mas, sabia que a receita salgada está fazendo grande sucesso atualmente? A combinação pode ser feita de várias formas, dentre elas com costelinha suína, e o sabor é surpreendente.

A Canjica no Brasil

Originalmente doce, servida como uma sobremesa, a canjica, é um dos pratos mais tradicionais em diversas festas juninas espalhadas por todo o Brasil, principalmente no nordeste.

Canjica, xerém ou mungunzá, o nome varia dependendo da região, mas será que se trata de um prato genuinamente brasileiro?

Alguns historiadores afirmam que é uma receita herdada dos Tupinambás. Para estes pesquisadores, o nome "canjica" seria uma derivação de "acanjic", uma palavra derivada do idioma Tupi. Muitos outros historiadores acreditam que a origem é, na verdade, africana, mais especificamente do Congo e da Angola, e que seu nome é derivado da palavra "kanzika", que significa "papa grossa de milho cozido".

Também existem correntes que acreditam que que a receita foi trazida da Índia, da região de Malabar, e teve origem na palavra "kanji", que significa arroz com água, sendo a água substituída por leite de coco e o arroz pelo milho do tipo canjica.

Canjica tradicional

A receita mais comum no Brasil tem como ingrediente base o milho, que pode ser ralado ou em grãos inteiros. Ela leva ainda leite, manteiga ou margarina, açúcar, água, leite condensado (opcional), leite de coco e canela, em pau, pó ou raspas, e, pode ser servida quente ou gelada.

Hoje, a famosa canjica doce ganhou uma nova interpretação: a versão salgada. Esta receita pode ser feita de várias maneiras. No Rio Grande do Sul, é muito comum prepará-la utilizando diversos tipos de carnes ou de linguiças, salsinha e cebolinha, além de bastante tempero. Mas, nesta postagem, iremos ensinar uma receita de canjica salgada que leva costelinha suína. Vamos lá!

COSTELINHA SUÍNA
A canjica é preparada aproveitando a suculência da costelinha suína
(Foto: )

Canjica salgada com costelinha suína

Ingredientes:

- 500 g de canjica amarela;

- 600 g de costelinha de porco;

- 200 g de bacon picado;

- 1 cebola grande picada;

- 2 dentes de alho picados;

- 1 tomate picado;

- salsa e cebolinha verde picadas;

- sal e pimenta a gosto;

- 1 limão espremido;

Modo de preparo:

- deixe a canjica de molho por aproximadamente 12 horas;

- cozinhe a canjica em uma panela de pressão, usando somente água, por aproximadamente 30 minutos (após pegar pressão) e reserve;

- pique a costelinha em cubinhos e, tempere bem com sal e limão, espalhando por toda a carne;

- em uma panela, frite o bacon em sua própria gordura, usando fogo médio, até que fique dourado, depois retire e reserve;

- frite a costelinha temperada na gordura do bacon;

- quando a costelinha estiver bem dourada, vá acrescentando água com uma colher, de pouco em pouco, até que a carne fique macia;

- acrescente o alho à carne e mexa por dois minutos;

- adicione a cebola e o bacon;

- acrescente o tomate;

- cozinhe tudo adicionando sal e pimenta à gosto;

- junte, na mesma panela dos demais ingredientes, a canjica cozida com a água e deixe ferver por cerca de 20 minutos, em fogo baixo;

- coloque a mistura da panela em uma travessa;

- salpique salsa e cebolinha por cima e sirva imediatamente.

Esta é uma excelente opção para o almoço de domingo. Você pode servi-la com couve refogada ou, até mesmo, com bananas fritas cortadas em rodelas fininhas. Confira mais dicas de receitas inusitadas no Sabor Catarina.

​Conteúdo patrocinado pelo Icasa e produzido pelo Estúdio NSC Branded Content

Deixe seu comentário:

publicidade