O financiamento de projetos que promovem os direitos de crianças e adolescentes é essencial para garantir acesso a oportunidades e proteção integral a esse público. Ao investir em ações voltadas ao desenvolvimento saudável, à educação e à segurança, a sociedade promove a cidadania e assegura que crianças e adolescentes sejam protagonistas de suas próprias histórias, em conformidade com os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Continua depois da publicidade
Visando fomentar iniciativas que fortaleçam a rede de apoio social, contribuam para a construção de um futuro mais justo e ajudem a prevenir violações de direitos fundamentais, a Prefeitura de Florianópolis anunciou a abertura do edital voltado ao financiamento de projetos que promovam, protejam e defendam os direitos de crianças e adolescentes no município. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Com inscrições abertas até 24 de janeiro de 2025, o edital conta com recursos de até R$4,4 milhões, oriundos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Esse fundo é financiado, em parte, por destinações voluntárias de contribuintes no Imposto de Renda.
Quem pode participar
Organizações da Sociedade Civil (OSCs) sem fins lucrativos, com sede em Florianópolis e registro ativo no CMDCA, estão aptas a participar. Cada instituição pode apresentar até dois projetos, desde que em áreas temáticas distintas.
As iniciativas devem atender diretamente crianças e adolescentes de até 17 anos ou trabalhar na defesa de seus direitos em articulação com os serviços socioassistenciais do município.
Continua depois da publicidade
Áreas temáticas contempladas
Os projetos inscritos devem se enquadrar em um dos cinco eixos definidos no edital, que seguem os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):
- Eixo I: Direito à Vida e à Saúde
- Eixo II: Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade
- Eixo III: Direito à Convivência Familiar e Comunitária
- Eixo IV: Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer
- Eixo V: Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho
Inscrições e informações
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela plataforma eletrônica do Sistema de Gestão de Parcerias, no endereço govgestao.com.br/9c3d42. Dúvidas sobre o processo podem ser encaminhadas para o e-mail smlcp.duvidaseditais@pmf.sc.gov.br até 17 de janeiro de 2025.
Fique por dentro das ações realizadas na capital através do canal Florianópolis, uma cidade para todos no NSC Total.
Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção e veiculação desta matéria publicitária não teve custo, neste portal NSC Total.
Continua depois da publicidade