publicidade

Entretenimento
Navegue por

Cultura

Capital Nacional da Dança, Joinville terá programação intensa no Dia Mundial da Dança

Eventos começam nesta semana, com atividades programadas pela Escola Bolshoi, pelo Instituto Festival de Dança e pela Escola Municipal de Ballet

24/04/2019 - 15h18 - Atualizada em: 24/04/2019 - 16h35

Compartilhe

Cláudia
Por Cláudia Morriesen
foto mostra professor de balé sorridente em meio a alunos em uma sala do Bolshoi
Professores da Escola Bolshoi darão aulas abertas para pessoas com e sem experiência em balé
(Foto: )

O Dia Mundial da Dança, celebrado em 29 de abril, será marcado por uma programação intensa em Joinville. Considerada a Capital Nacional da Dança, título sancionado pela presidência em julho de 2016, a cidade tradicionalmente tem agenda cheia para comemorar esta data. Suas maiores instituições na área, o Instituto Festival de Dança, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e a Escola Municipal de Ballet, organizaram os principais eventos, que começam um dia antes, no domingo.

A Escola Bolshoi vai mobilizar a comunidade de Joinville nos dias 28 e 29 de abril, com programação para todos os públicos. Ela começa com a Caminhada da Dança, no domingo, às 8 horas, com saída da Escola Bolshoi e chegada na “rua do lazer”, na avenida Hermann Lepper, na frente da Câmara de Vereadores. O encerramento da caminhada será com uma aula de dança no local.

Na segunda-feira, dia 29, a instituição abre suas portas e recebe a comunidade, realizando atividades que contemplam aulas de dança e apresentações artísticas às 9h30 e às 15 horas. Os eventos são gratuitos, mas a Escola pede a doação e solidariedade dos participantes com a doação de 1 quilo de alimento não perecível, que será repassado à Tribo Indígena Guarani, de Araquari (SC). Ao final das atividades todos recebem um certificado de Bailarino por um dia do Bolshoi Brasil. As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, e podem ser feitas pelo site www.escolabolshoi.com.br/workshops. O participante precisa escolher o horário da aula, 9h30 ou 15h.

Foto da fachada da Saltare Centro de Dança
Saltare Centro de Dança receberá as atividades do Instituto Festival de Dança
(Foto: )

O Instituto Festival de Dança de Joinville realizará o evento Estação da Dança no dia 28 de abril com uma série de atividades que serão oferecidas gratuitamente no Saltare Centro de Dança. Das 10 às 18 horas, o público poderá fazer aulas de dança dos mais diversos gêneros, como Ballet, Jazz, Dança Contemporânea, Teatro Musical, Dança de Salão, Dança Afro, Chinesa e Danças Populares. Os interessados em participar das aulas devem se inscrever diretamente no Saltare com antecedência ou no dia do evento para a oficina que ainda possuir vagas abertas.

Além das aulas, sessões de filmes e um bate papo com profissionais da dança estarão disponíveis gratuitamente. A exposição Pina Bausch produzida por Alceu Bett também será aberta ao público. Na área externa, haverá a comercialização de alimentos e bebidas, com foodtrucks, para atender aos visitantes, além do café De Sapatilhas, que fica aberto diariamente no Saltare. A loja multimarcas do Festival estará aberta com desconto de 10% nos produtos. O objetivo do evento é fomentar a dança na cidade, proporcionando tanto para pessoas que já dançam quanto para quem ainda não dança um momento de descontração e experimentação de vários ritmos.

Além do evento, na sexta-feira, 26 de abril, o Instituto promoverá a Blitz da Dança. A ação ocorrerá no cruzamento das ruas Max Colin e Orestes Guimarães e convidará a população para o evento do dia 28. Bailarinos aproveitarão o momento em que o semáforo estiver fechado para realizar uma breve apresentação. Brindes e a programação do evento serão entregues.

A Escola Municipal de Ballet de Joinville, integrante da Casa da Cultura, vai realizar uma série de atividades especiais envolvendo seus alunos a partir desta quarta-feira e conclui com um espetáculo no Teatro Juarez Machado na segunda-feira.

Nesta semana, os períodos matutino e vespertino, das 8:30 às 11:30 horas, e das 13:15 às 17:30 horas, os alunos farão aulas abertas de dança no hall da Casa da Cultura, rodas de conversa e troca de experiências entre diferentes turmas, participarão de palestra sobre comportamento e postura da bailarina e apresentarão trabalhos desenvolvidos em classe.

Na segunda-feira, cerca de 150 alunos da Escola Municipal de Ballet, com idades entre 7 e 19 anos, apresentarão coreografias de ballet clássico, dança contemporânea e jazz no Teatro Juarez Machado. Haverá, também, a participação especial de escolas convidadas como a Studio S, Grupo A.Z Arte, Studio Lunik e Dunamis Escola de Dança, que trarão estilos como sapateado e danças urbanas.

De acordo com a coordenadora da Escola Municipal de Ballet, Ana Beatriz Siqueira, o espetáculo em comemoração ao Dia Internacional da Dança já é tradição da instituição e a oportunidade de os alunos compartilharem com a comunidade um pouco da arte que aprendem em sala de aula.

— Certamente, o palco é o melhor lugar para os alunos comemorarem o Dia Internacional da Dança — comenta Ana Beatriz.

O espetáculo no Teatro Juarez Machado é aberto ao público e gratuito. Os ingressos já estão disponíveis e devem ser retirados antecipadamente na bilheteria do teatro (av. José Vieira, 315 – Centreventos Cau Hansen), de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, ou na secretaria da Casa da Cultura (rua Dona Francisca, 800), de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas.

Comemorado no dia 29 de abril, o Dia Mundial da Dança foi criado pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Unesco em 1982. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de uma grande figura do balé francês, Jean-Georges Noverre.

Confira a programação da Escola Bolshoi

Quando: 28 e 29 de abril

Local: Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Horário: 28 de abril, a partir das 8h e 29 de abril, entre 9h30 e 15 horas

Ações: caminhada da dança e espetáculo gratuito e aula com mestres russos e brasileiros da Escola Bolshoi.

Inscrições: Para a caminhada não é necessário inscrição antecipada. Para participar das ações na sede da Escola Bolshoi, as inscrições podem ser feitas pelo site www.escolabolshoi.com.br/workshops e as vagas são limitadas.

Doação: 1 Kg de alimento não perecível para tribo Indígena de Araquari

Informações: [email protected] ou 47 3422 40 70 ramal 219

Confira a programação do Estação Dança:

Quando: 28 de abril, das 10 às 18 horas.

Onde: Saltare Escola de Dança (rua Orestes Guimarães, 406, no antigo prédio da Escola Germano Timm)

Bate-papo com artistas mediado por Letícia Souza

12:00 às 12:30

Fernando Lima e Elaine Gonçalves

16:00 às 16:30

Jessé Cruz e Eliseo Lemos

18:00 às 18:30

Marcia Delgado, Liliana Vieira e Carol Mansur

Oficinas das 10h às 12h

Sala Bloch

Jazz com Fernando Lima

Sala Só Dança

Danças Urbanas com Verbo Cia das Artes

Sala 06

Teatro Musical com Paula Gomes

Sala 04

Ballet com Marcia Delgado

Oficinas das 14h às 16h

Sala Bloch

Danças Urbanas com Eliseo Lemos

Sala Só Dança

Jazz com Wesley Silva

Sala 06

Dança Contemporânea com Marcos Teófilo

Sala 04

Dança Afro com Jessé Cruz

Oficinas das 16h às 18h

Sala Bloch

Ballet com Carol Mansur

Sala Só Dança

Danças Populares com Liliana Vieira

Sala 06

Dança de Salão com Elaine Gonçalves

Sala 04

Dança Clássica Chinesa com Marcia Delgado

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação