publicidade

Entretenimento
Navegue por

Tá chegando!

Carnaval 2019: confira a programação da folia em cidades de Santa Catarina

Blocos, trios elétricos e desfiles promete agitar os foliões pelo Estado

06/02/2019 - 11h55 - Atualizada em: 19/02/2019 - 17h03

Compartilhe

Victor
Por Victor Pereira
(Foto: )

A menos de um mês do Carnaval 2019, as principais cidades turísticas de Santa Catarina começam a divulgar as atrações da Festa do Momo. Blocos, trios elétricos e desfiles promete agitar os foliões em todas as regiões do Estado. Confira os destaques confirmados até agora:

Grande Florianópolis

Florianópolis

O desfile do Berbigão do Boca, que tradicionalmente dá a largada para a folia em Florianópolis, ocorre no dia 22 de fevereiro, como sempre uma sexta-feira. Devido às obras de revitalização da Praça XV, neste ano a saída do bloco de bonecos gigantes acontecerá na Avenida Paulo Fontes, em frente ao Mercado Público.

O palco será montado na pracinha do antigo Miramar. Já o trajeto será basicamente o mesmo, passando pelas ruas Marechal Deodoro, Tenente Silveira e entorno da Praça XV. Segundo a organização do evento, a expectativa de público é de 60 mil pessoas.

Já o desfile das Escolas de Samba está marcado para o dia 2 de março, sábado de Carnaval, na Passarela do Samba Nego Quirido. As agremiações do Grupo de Acesso se apresentam a partir das 17h15min, enquanto as do Grupo Especial entram na avenida às 22h10min. A NSC TV vai transmitir, ao vivo e com exclusividade para todo o Estado, logo após o Big Brother Brasil.

A apuração das notas está marcada para o dia 4 de março, a partir das 14h, e o desfile das campeãs no dia 9. Confira aqui todos os detalhes dos eventos pré-Carnaval das Escolas de Samba.

Concurso Pop Gay

As inscrições para a 26ª edição do concurso Pop Gay de Florianópolis vão até o dia 28 de fevereiro. A festa ocorre no dia 4 de março na Arena Central, na Avenida Paulo Fontes, Centro, a partir das 22h. O concurso de fantasias vai eleger a melhor Beauty Queen e a melhor Drag Queen. As ganhadoras de cada categoria leva para casa o prêmio de R$ 2 mil.

As inscrições podem ser feitas antecipadamente na Secretaria de Turismo (rua Padre Roma, 482, sala 304) de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h ou no dia, no local do evento. Cada concorrente só poderá se inscrever em uma categoria e ter idade mínima de 18 anos.

A programação de blocos ainda não foi detalhada pela prefeitura.

Vale do Itajaí

Balneário Camboriú

A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário está com edital aberto para credenciamento de Escolas de Samba, blocos e trios elétricos para o Carnaval 2019. Neste ano, o município deverá disponibilizar até R$ 240 mil para a festa, que contará com desfiles na Avenida Atlântica e apresentações na Praça Almirante Tamandaré, de 1º a 5 de março, em horários que ainda serão confirmados.

Escolas, blocos e trios interessados em participar, devem fazer o credenciamento na secretaria, até o dia 18 de fevereiro. É preciso preencher o formulário do edital e levá-lo junto dos documentos solicitados. A secretaria está localizada na Rua 2.850, nº 566, Centro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.

A avaliação das propostas será feita por uma Comissão de Credenciamento e Seleção, composta por no mínimo, cinco servidores municipais. Dentre os critérios de avaliação estão tempo de fundação, indumentárias, número de participantes, número de integrantes da bateria e participação nos desfiles. Já com relação aos trios elétricos, também é avaliada a potência.

No ano passado, mais de 140 mil pessoas aproveitaram as festividades carnavalescas de Balneário Camboriú. Ao todo, foram 21 blocos e trios elétricos que distribuíram diversão por onde passaram.

Itajaí

A Fundação Cultural de Itajaí abriu edital para credenciamento e seleção de propostas artísticas para o Carnaval no Mercado Público. O evento será entre os dias 1º e 5 de março e o edital para integrar a programação ficará aberto até o dia 8 de fevereiro.

Poderão participar do credenciamento artistas (pessoas jurídicas) que tenham dois anos de atuação artística comprovada em Itajaí. A seleção prevê a apresentação de marchinhas, sambas-enredos, samba de roda, samba-exaltação, samba partido-alto, afro-sambas, samba canção e choro.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 8 de fevereiro. O candidato deverá protocolar pessoalmente os documentos listados no edital na sede da Fundação Cultural, localizada rua Antônio Caetano, 105, no bairro Fazenda (atrás do Teatro Municipal), das 13h às 19h. Os resultados serão divulgados no dia 15 de fevereiro, no site do da prefeitura e no Jornal do Município.

Sul do Estado

Laguna

Desde o dia 1º de fevereiro ocorre o pré-Carnaval, com apresentações diárias das cinco escolas de samba de Laguna, de forma alternada. Os eventos são gratuitos e vão até o dia 23 de fevereiro. Neste ano, o diferencial será uma apresentação no Mar Grosso, na avenida Senador Galotti, no dia 8.

Também estão abertas as inscrições para o concursos de Marchinhas, Musa e Boneca do Carnaval 2019 — Troféu Antonio Ramos Fortes (Tônico Fortes). Os concursos que já são tradição durante as festividades de Carnaval, acontecerão no dia 28 de fevereiro, a partir das 20h, na Praça Souza França, bairro Magalhães.

Oficialmente, a programação começa dia 28 de fevereiro com o Baile das Bonecas, no bairro Magalhães. Outras atrações e eventos serão detalhados nos próximos dias.

Norte do Estado

Joinville

A prefeitura de Joinville e a Liga das Escolas de Samba de Joinville (Liesj) apresentaram semana passada a programação do Carnaval 2019.

Com novo formato, a folia vai iniciar no dia 15 de fevereiro, com a escolha da corte 2019/2020, formada por rainha, princesas e Rei Momo. O concurso será realizado na Yelo Stage (Avenida Cel. Procópio Gomes, 358, Centro), a partir das 20h.

No dia 2 de março, sábado de Carnaval, acontecem os eventos da "Folia de Joinville", com atrações inéditas como o "Stamm Folia" e o "Folia Atrás do Trio". A programação será na Avenida Beira Rio, das 9h às 22h.

São Francisco do Sul

O Carnaval 2019 Sou + São Chico terá cinco dias de folia. Está previsto para ocorrer do dia 1° ao dia 5 de março, no Centro Histórico do município. Além do tradicional desfile das escolas de samba Unidos do Paulas, Mocidade Independente da Água Branca e Imperadores do Samba, que este ano não seja competitivo, também estão previstos trio elétricos e os conhecidos bloquinhos de rua.

O aquecimento começa logo no dia 16 de fevereiro, com a escolha da Rainha e do Rei Momo do Carnaval no Mercado Público Municipal, a partir das 20h. Os visitantes também poderão conferir gratuitamente a exposição de fantasias “Outros carnavais”, disponível a partir do dia 15 de fevereiro no Centro Cultural Ester dos Passos Rosa, das 9h às 18h.

A abertura do Carnaval ocorre no dia 1° de março com o encontro de blocos no Centro Histórico. No sábado, dia 2, está marcada uma Roda de Samba no Mercado Público Municipal a partir das 12h. À tarde, a Prainha deve receber um trio elétrico a partir das 17h e o Ervino, às 21h. À noite, a programação começa às 21h na Enseada com o desfile de blocos, seguido das apresentações no palco.

Já no domingo (3), está prevista a concentração de blocos na Rua Gustavo Vogelsanger, em Ubatuba, a partir das 16h. Na Prainha, haverá trio elétrico às 18h e apresentação no palco da Enseada às 22h. O desfile das escolas de samba está previsto para começar às 21h no Centro Histórico.

Oeste do Estado

Joaçaba

O Carnaval de Joaçaba conta com quatro grandes Escolas de Samba: Acadêmicos do Grande Vale, Aliança, Unidos do Herval e Vale Samba. A Avenida XV de Novembro se transforma na passarela do samba, onde são montadas arquibancadas e camarotes para acolher os apaixonados desta festa cultural.

O inicio oficial do Carnaval é no dia 26 de fevereiro, com os ensaios gerais das agremiações na avenida do samba dando sequência também nos dias 27 e 28. No dia 2 de março, a partir das 21h, acontece o Desfile de Rua Oficial das Escolas de Samba com a participação de todas as agremiações. No dia 3, a partir das 18h, é a vez de conhecer as campeãs de 2019 com a apuração das notas, que este ano será na própria Avenida do Samba.

A Festa das Campeãs contará também com um trio-elétrico, em que os foliões poderão se divertir gratuitamente após o término da apuração das notas até às 23h.

Outras atrações públicas na cidade ainda não foram divulgadas.

Outras cidades

Municípios com tradição de promoverem festas de carnaval, como Bombinhas, Itapema, Itapoá e Navegantes ainda não detalharam as programações de 2019.

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação